Tamanho do texto

Avanço dos comboios é dificultado por bombas colocadas pela facção terrorista ao redor da área, que fica a oeste de Bagdá

Tropas iraquianas retomam área dominada pelo Estado Islâmico
Reuters/Stringer
Tropas iraquianas retomam área dominada pelo Estado Islâmico

Forças iraquianas informaram ter tomado o norte da cidade de Hit dominada pelo Estado Islâmico. O avanço para a retomada da cidade, que fica 140 quilômetros a oeste de Bagdá, tem sido retardado pelas centenas de bombas colocadas pelo grupo extremista nos campos ao redor da localidade e ao longo das principais estradas que chegam a Hit.

Essas bombas levaram a uma paralisação dos comboios das forças de elite de contraterrorismo do Iraque, enquanto se movimentam para cercar a área. A coalizão liderada pelos EUA afirmou que as forças iraquianas estão nos arredores e trabalhando parachegar à cidade.

Hit está localizada ao longo de uma linha de fornecimento que liga combatentes do grupo extremista no Iraque àqueles na vizinha Síria. Autoridades iraquianas e da coalizão dizem que retomar a cidade será um passo fundamental antes de um eventual movimento em direção a Mosul, também mantida pelo Estado Islâmico.

    Leia tudo sobre: Estado Islâmico