Obama diz que candidatos têm obrigação de unir EUA: "Não devem fazer insultos"

Por iG São Paulo * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Discurso vem no dia seguinte a cancelamento de comício de Trump devido a conflitos entre seus apoiadores e detratores

Barack Obama: tensão entre republicanos fortalece candidata do presidente, Hillary Clinton
Bob Nichols/U.S. Department of Agriculture/Divulgação
Barack Obama: tensão entre republicanos fortalece candidata do presidente, Hillary Clinton

No dia seguinte ao cancelamento de um comício que o republicano Donald Trump faria em Chicago devido a conflitos entre apoiadores e detratores do magnata, o presidente Barack Obama, neste sábado (12), pediu aos pré-candidatos à presidência dos EUA para não jogarem baixo durante suas campanhas e destacou que eles devem unir a população, não dividí-la, como tem ocorrido. 

"Os candidatos à Casa Branca deveriam concentrar-se no que podem fazer para que a campanha corra bem. Não devem fazer insultos, nem provocações, nada de divisões com base na raça ou na religião e, sobretudo, nada de violência contra outros americanos", afirmou Obama após reunião em Dallas, no Estado do Texas.

O presidente enfatizou que os candidatos que não buscam a união do país não merecem o apoio dos eleitores e seus votos, justificando que os maiores líderes norte-americanos sempre lembraram que aquilo que há de comum entre os cidadãos do país é mais importante do que as diferenças entre eles. 

Os oponentes políticos de Trump o acusam de semear a divisão entre os eleitores de todo o país. O magnata tem sido criticado pela retórica incendiária, com ataques feitos aos mexicanos e aos muçulmanos, que, segundo os seus adversários, provoca tensões.

O comício previsto para sexta-feira em uma universidade de Chicago acabou sendo cancelado porque os manifestantes, muitos deles hispânicos e negros, entraram em confronto com os simpatizantes de Trump. Cinco pessoas foram detidas e dois policiais ficaram feridos quando tentaram separar os grupos e esvaziar o sala onde ocorreria o comício.

* Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas