Republicano venceu 75% das prévias até agora e se consolida cada vez mais como o nome para disputar a Casa Branca

Na disputa presidencial americana este ano, Trump perdeu apenas no Estado de Iowa
CNN/Reprodução - 21.02.2016
Na disputa presidencial americana este ano, Trump perdeu apenas no Estado de Iowa

Uma pré-candidatura até há pouco vista como piada começa a se consolidar e se tornar realidade nos EUA. Pela terceira vez consecutiva, Donald Trump venceu pela as primárias para ser o candidato à presidência pelo Partido Republicano, na noite de terça-feira (23). Desta vez, a vitória foi confirmada em Nevada – estado onde Hillary Clinton venceu sua primeira prévia, no fim de semana. 

Com apenas 20% das apurações, Trump tinha mais de 43% dos votos. Em segundo lugar, com 25%, estava o senador pelo estado da Flórida Marco Rubio, e, em terceiro, com 21,8%, o o senador do Texas Ted Cruz.

Apesar dos discursos xenofóbicos e islamofóbicos, Trump tem vencido seguidamente as prévias entre os republicanos, mostrando que sua candidatura pode ser mais do que mera piada para comediantes norte-americanos.

Inicialmente desacreditado, especialmente após perder a primeira votação das primárias do partido, em Iowa, Trump se viu vencendo seguidamente no partido nas últimas semanas, com vitórias na Carolina do Sul e New Hampshire.

"Não estávamos esperando vencer muito e agora estamos ganhando, ganhando, ganhando no país. E, logo, será a nação que estará vencendo, vencendo, vencendo", disse o magnata em discurso. "Vencemos entre os evangélicos, entre os jovens, entre os velhos, entre os mais bem estudados, entre os menos estudados. Eu amo aqueles com menos estudos."

Esta foi a última prévia dos republicanos antes da aguardada Super-Terça, marcada para o próximo dia 1º de março, data em que quase duas dezenas de estados realizam primárias ao mesmo tempo, em muitos deles com ambos os partidos. 

Antes disso, no sábado (27), o Partido Democrata realiza suas primárias na Carolina do Sul. E, na legenda do presidente Barack Obama, as coisas estão bem mais equilibradas: das três prévias realizadas até o momento, Hillary Clinton venceu uma, Bernie Sanders ganhou outra e, na primeira delas, houve empate. 

    Leia tudo sobre: donald trump
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.