Grécia diz estar perto de acordo sobre reformas

Por Ansa |

compartilhe

Tamanho do texto

País está tentando obter extensão de pacote de ajuda da União Europeia; ministro enfatiza "notável convergência"

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou nesta segunda-feira (11) que está cada vez mais próximo de um acordo com a União Europeia para estender o pacote de ajuda do bloco a Atenas.

Leia mais: Grécia cobra R$ 1 trilhão da Alemanha como indenização por Segunda Guerra

Gregos tentam ampliar auxílio financeiro junto à União Europeia para evitar calote a credores
AP Photo/Thanassis Stavrakis
Gregos tentam ampliar auxílio financeiro junto à União Europeia para evitar calote a credores

Segundo Varoufakis, há neste momento uma "notável convergência" entre o país e seus parceiros europeus. As declarações foram dadas após um encontro do Eurogrupo, entidade que reúne os ministros de Finanças de todos os membros da zona do euro.

Atualmente, a Grécia tenta obter uma extensão do plano de auxílio financeiro da UE para evitar um calote em seus credores, mas para isso precisa fazer o Eurogrupo concordar com um amplo plano de reformas.

Leia também: Líder de esquerda assume posto de novo primeiro-ministro da Grécia

De acordo com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, foram feitos "progressos inquestionáveis" nas últimas semanas, mas Atenas tem de mostrar "propostas alternativas" para as aposentadorias e o mercado de trabalho.

As reformas apresentadas inicialmente pelo governo grego incluíam, sobretudo, medidas de combate à evasão fiscal e à corrupção, além do aumento gradual do salário mínimo e um maior apoio às contratações coletivas.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas