François Hollande chega à Cuba para primeira visita oficial

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

É a primeira visita de um presidente francês à ilha comunista

Na noite desse domingo (10), o presidente francês, François Hollande, desembarcou em Cuba, na primeira visita de um presidente da França à ilha comunista. 

A visita acontece apenas um mês após o histórico aperto de mãos entre Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e Raúl Castro, presidente de Cuba.

Presidente francês, François Hollande, desembarca em Cuba
AP Photo/Ismael Francisco/Cubadebate
Presidente francês, François Hollande, desembarca em Cuba

Hollande chegou no aeroporto de Havana acompanhado de cinco ministros e vários representantes comerciais franceses. O presidente francês está em uma viagem diplomática com interesses econômicos por países da América Central. 

François Hollande é o primeiro presidente da França a pisar em Cuba
AP Photo/Desmond Boylan
François Hollande é o primeiro presidente da França a pisar em Cuba

Reaproximação com EUA

No dia 17 de dezembro, Obama declarou o fim da "abordagem ultrapassada" dos Estados Unidos a Cuba, anunciando o restabelecimento de relações diplomáticas, bem como os laços econômicos e de turismo – uma mudança histórica na política dos EUA, que coloca fim a meio século de inimizades como consequência da Guerra Fria.

Enquanto Obama fazia o comunicado na Casa Branca, o presidente cubano Raúl Castro discursava para sua própria nação em Havana, capital cubana. Na ocasião, Obama e Castro falaram ao telefone por mais de 45 minutos, afirmaram.

Em discursos concomitantes transmitidos para o mundo todo, eles comentaram detalhadamente os problemas causados pelo embargo da nação americana à ilha caribenha, iniciado em 7 de fevereiro de 1962.

Raúl Castro foi ao Vaticano e se reuniu com o Papa Francisco; veja imagens

O papa recebeu Castro com a saudação "benvenido!", na língua nativa dos dois. Foto: Fabio Frustaci/ANSA via APPapa recebeu Castro com um "bienvenido!", em seu espanhol nativo. Foto: Fabio Frustaci/ANSA via APFalando sobre Francisco, Castro disse que ficou  . Foto: Fabio Frustaci/ANSA via APCastro foi ao Vaticano neste domingo para agradecer o papa por trabalhar pelos cubanos na reaproximação com os Estados Unidos. Foto: Fabio Frustaci/ANSA via AP


Leia tudo sobre: françois hollandecuba

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas