Três países suspendem voos de aviões do modelo que caiu na Espanha

Por Agência Brasil * | - Atualizada às

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No sábado, aeronave Airbus A400M caiu em Sevilha e deixou quatro pessoas mortas; duas ficaram gravemente feridas

Agência Brasil

Avião militar de carga caiu próximo a aeroporto da cidade, localizada no sudoeste do país
AP/9mai2015
Avião militar de carga caiu próximo a aeroporto da cidade, localizada no sudoeste do país

A força aérea da Turquia suspendeu os voos dos seus dois Airbus A400M, “por questões de segurança”, após o acidente de um avião semelhante em Sevilha, na Espanha, divulgou a agência de notícias estatal Anatólia. O país se junta ao Reino Unido e à Alemanha, que também decidiram suspender as operações das aeronaves desse modelo.

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Quatro funcionários da Airbus morreram e outros dois ficaram feridos na queda do avião, que estava sendo testado e tinha como destino um cliente na Turquia. A aeronave seguiria em julho ao país, sendo a terceira de uma série de dez encomendas de aviões do tipo com previsão de entregua até 2018.

Ao suspender os voos, o Reino Unido alegou questão de precaução. A Alemanha informou que a suspensão ocorrerá até nova ordem em contrário. O Exército francês, no entanto, continuará a usar a frota de Airbus A400M, dizendo não ter elementos nesta fase que justifiquem a suspensão.

Relembre acidentes aéreos que mudaram a história da aviação:

Em 1956, aeronave da Trans World Airlines colidiu no ar com outra da United Airlines sobre o Grand Canyon, matando todas as 128 pessoas a bordo em ambos os aviões. O acidente levou a criação da Federal Aviation Administration (FAA). Foto: Reprodução/YoutubeEm 1986, o controle de tráfego aéreo dava pouca importância aos pequenos aviões. Até um Piper colidir com um Aeromexico DC-9 e deixar 72 mortos. Depois disso, voos privados instalaram dispositivos eletrônicos que transmitiam informações ao solo. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1998, pilotos de um McDonnell Douglas MD-11 sentiram cheiro de fumaça na cabine antes de o avião cair no Atlântico ao largo da costa leste do Canadá. Investigadores acreditam que o fogo se espalhou por causa da fuzilagem inflamável. Depois disso, materiais resistentes ao fogo foram encomendados. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1985, um voo da Delta rumo a Dallas foi derrubado por ventos violentos que deixaram 137 mortos. Um esforço de pesquisa de sete anos entre a NASA e a FAA resultou em um equipamento mais eficaz para detectar e controlar o problema. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1996, Boeing 747 da TWA rumo a Paris decolou de NY e depois, explodiu no ar. A investigação concluiu que problemas em um tanque de combustível levou ao acidente e as 230 mortes. Então, a FAA promoveu mudanças que diminuiriam a chance de faíscas na fiação. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1994, uma válvula do sistema de um Boeing 737 emperrou enquanto avião se aproximava de Pittsburgh e derrubou a aeronave. Depois disso, boeings foram equipados com serviços de sobrevivência. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1988, fuselagem explodiu voo da Aloha Airlines no curto trajeto entre Hilo e Honolulu. O acidente levou a FAA a aumentar a inspeção e manutenção dos voos. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1983, voo da Air Canada rumo a Toronto a partir de Dallas desenvolveu um incêndio em um dos banheiros. Em meio a fumaça pesada, o piloto fez um pouso de emergência em Cincinnati, mas não conseguiu evitar 23 mortes. Como resultado, detectores de fumaça e extintores automáticos de incêndio se tornaram obrigatórios. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1996, um ValuJet caiu no Everglades, Flórida, depois de um incêndio gerado na carga. Ele matou todas as 110 pessoas a bordo. Depois da tragédia, detectores de fumaça e extintores automáticos de incêndio se tornaram obrigatórios em porões de carga dos voos comerciais. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1978, a United DC-8 circulou Portland, Oregon enquanto tentavam resolver um problema do trem de pouso. O avião ficou sem combustível e caiu. O acidente mudou procedimentos de treinamento cockpit e enfatizou o trabalho em equipe e comunicação. Foto: Reprodução/Youtube

Um dos feridos,,um homem de 49 anos, foi transportado para um hospital de Sevilha com traumatismo torácico. O outro, cuja idade não foi divulgada, apresentava traumatismo craniano, queimaduras na face e fratura das pernas.

A aeronave caiu no sábado (9), nas proximidades do Aeroporto de San Pablo, em Sevilha, logo após decolar. No avião havia seis pessoas: um piloto, um copiloto, um mecânico e três engenheiros, cujas identidades ainda são desconhecidas.

A aeronave Airbus A400m, modelo que caiu em Sevilha no sábado: maior propulsor do mundo
Chris/Flickr
A aeronave Airbus A400m, modelo que caiu em Sevilha no sábado: maior propulsor do mundo

Maior propulsor do mundo, a aeronave militar A400M começou a ser produzida em escala industrial em 2011. O projeto nasceu em 2003, após o acordo de sete países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia, Bélgica e Luxemburgo), que concordaram em comprar 180 unidades.

O programa tinha previsão de investimento inicial de 20 bilhões de euros, mas foi aumentado em 11 bilhões de euros devido à tecnologia envolvida para a produção do modelo.

* Agência Lusa

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