Reino Unido vai às urnas nesta quinta-feira (7) em eleição concorrida

Por Ansa | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Últimas pesquisas de intenção de voto apontam empate entre as legendas; até 45 milhões de britânicos devem ir às urnas

Cerca de 45 milhões de eleitores britânicos estão habilitados a comparecer às urnas nesta quinta-feira (7), na eleição mais disputada em décadas entre o Partido Conservador, do atual premier David Cameron, e o Partido Trabalhista, de Ed Miliband.

Quarta: Na véspera da eleição britânica, candidata brasileira faz campanha porta a porta

Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido, posa para os fotógrafos enquanto chega em estação de voto em Ramsgate, sudeste da Inglaterra
AP
Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido, posa para os fotógrafos enquanto chega em estação de voto em Ramsgate, sudeste da Inglaterra

Vídeo: Entenda por que a Grã-Bretanha atrai tantos imigrantes

As últimas pesquisas de intenção de voto apontam para um empate entre as legendas, o que pode ocasionar em uma eleição sem maioria no Parlamento. Isso fará com que o vencedor tenha que lutar para formar uma coalizão de governo buscando apoio das legendas menores. As eleições de hoje renovarão 650 cadeiras na Câmara dos Comuns.

A maioria absoluta para governar exige 326 cadeiras. As urnas ficarão abertas até às 22h locais. Logo nas primeiras horas do dia, os principais líderes partidários já compareceram aos postos de votação.

Política: Imigração é tema-chave da eleição britânica

Cameron votou ao lado de sua mulher, Samantha, em Oxfordshire, enquanto Miliband computou seu voto em Doncaster. Nas últimas eleições, em 2010, Cameron venceu e formou um governo de coalizão com o centrista Partido Liberal-Democrata. Naquela época, o principal problema do país era a crise econômica.

Cinco anos depois, a Grã-Bretanha superou o desafio e está entre as economias europeias que mais cresceram. O debate deste pleito, porém, é a austeridade.

Leia tudo sobre: reino unidoeleicoes no reino unido

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas