Nova erupção do Calbuco coloca autoridades do Chile em alerta

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na semana passada o vulcão entrou em atividade fazendo com que as fumaças chegassem também ao Chile e na Argentina

Agência Brasil

O vulcão Calbuco, no sul do Chile, entrou novamente em erupção nesta quinta-feira (30) liberando uma grande coluna cinza no ar. Há uma semana ele entrou em atividade fazendo com que as fumaças chegassem ao Chile e a Argentina.

Abril: Chile mantém alerta para erupção do vulcão Calbuco

Vulcão Calbuco volta a expelir fumaça perto de Puerto Varas, Chile
AP
Vulcão Calbuco volta a expelir fumaça perto de Puerto Varas, Chile

Pânico: Vulcão Calbuco entra em erupção e provoca retirada de habitantes do Chile

“Como estava previsto, uma terceira erupção do vulcão Calbuco aconteceu. Alerta vermelho”, anunciou o Serviço Nacional de Geologia e Minas na sua conta na rede social no Twitter.

A coluna de cinza lançada pelo vulcão na região de Los Lagos atingiu 4 quilômetros de altura dirigindo-se para Sudeste, onde ficam localidades que não foram afetadas nas erupções anteriores.

As autoridades mantêm o alerta vermelho na área mantendo um isolamento de 20 quilômetros. Também foi iniciada a retirada preventiva das pessoas que vivem em áreas ao redor do vulcão.

O vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, Chile (23/04). Foto: APCrianças assistem ao vulcão Calbuco entrar em erupção em Puerto Varas, Chile (22/04). Foto: APO vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, Chile (22/04). Foto: APO vulcão Calbuco é visto em erupção a partir de Puerto Varas, Chile (22/04). Foto: AP

Cenário: Veja os cinco países com mais vulcões ativos

As duas primeiras erupções do Calbuco, que estava fora de atividade há mais de meio século, forçaram a retirada de mais de 5 mil pessoas. A primeira erupção do vulcão ocorreu a 22 de abril.

Leia tudo sobre: chilevulcao calbuco

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas