Rebeldes sequestram pesqueiro italiano na costa da Líbia

Por Ansa | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

A capital do país, Trípoli, está sob controle de milícias rebeldes; equipe da Marinha italiana já conseguiu subir na embarcação

Um barco pesqueiro italiano proveniente de Mazara del Vallo, na Sicília, foi sequestrado na madrugada desta sexta-feira (17) a cerca de 30 milhas da costa da Líbia. 

Fevereiro: Rebeldes roubam armas químicas do arsenal de Muamar Kadafi na Líbia

Migrantes resgatados chegam ao porto sul de Corigliano, Itália (15/04)
AP
Migrantes resgatados chegam ao porto sul de Corigliano, Itália (15/04)

Cenário: Presidente do Egito pede intervenção militar na Líbia após ataque de terroristas

Segundo Giovanni Tumbiolo, presidente do Distrito Produtivo da Pesca da Itália, o sequestro foi feito por milicianos do país africano que navegavam em uma embarcação de patrulha. Sete pessoas estavam a bordo do pesqueiro, sendo três sicilianos e quatro tunisianos. 

No entanto, de acordo com o Estado-Maior de Roma, uma equipe da Marinha já conseguiu subir no barco e assumiu seu controle. "O estado de alerta é máximo desde que a Embaixada italiana em Trípoli foi fechada. Estamos preocupados, mas ao mesmo tempo confiantes porque o povo líbio sempre foi próximo aos sicilianos", declarou Tumbiolo. O pesqueiro sequestrado pertence à empresa Maran e seu comandante é Alberto Figuccia.

Nos últimos meses, o governo do primeiro-ministro Matteo Renzi tem alertado para a piora da crise na Líbia - cuja capital, Trípoli, está sob controle de milícias rebeldes - e cobrado mais atenção da comunidade internacional para o país.

Os problemas na nação africana ganham ainda mais importância para a Itália pelo fato de ser uma antiga colônia sua e por estar a apenas 300 km de distância por mar. Da Líbia também partem quase diariamente barcos superlotados de imigrantes ilegais que tentam chegar à Europa pelo sul italiano, principalmente pela ilha de Lampedusa.

Leia tudo sobre: italiatripolilibiatumbiolo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas