Papa Francisco pede colaboração entre países da América

Por Ansa |

compartilhe

Tamanho do texto

Mensagem de Pontífice abriu a Cúpula das Américas

Bergoglio é considerado peça fundamental para a reaproximação entre Cuba e EUA
AP Photo/Gregorio Borgia
Bergoglio é considerado peça fundamental para a reaproximação entre Cuba e EUA

O papa Francisco enviou uma mensagem e abriu os trabalhos na Cúpula das Américas, que ocorre neste sábado (11) no Panamá. Lida pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, o Pontífice quer se "mostrar próximo e encorajar os países americanos a ter um diálogo sincero que leve a uma mútua colaboração".

LEIA MAIS: Cúpula das Américas começa com cumprimento entre Obama e Castro

Citando diversas temáticas, o argentino Jorge Mario Bergoglio criticou a "distribuição injusta de recursos" no continente e disse que isso "é fonte de conflito e de violência entre os povos". "Quero lembrar que o grande desafio do mundo é a globalização da solidariedade e da fraternidade ao invés da globalização da discriminação e da indiferença. Não basta esperar que os pobres recolham as migalhas das mesas dos ricos", destacou o líder dos católicos.

A mensagem ainda ressaltou que "nenhum ser humano deve ser excluído" de alguns "bens básicos, entre os quais, a terra, o trabalho e a casa". Além disso, não deve haver a exclusão dos serviços públicos como "a saúde, a educação, a segurança e o meio-ambiente". Francisco ainda denunciou as "escandalosas diferenças" existentes dentro de muitos países americanos, "em particular nas zonas indígenas, rurais e nas periferias das grandes cidades".

O texto do Papa ocorre horas depois do aperto de mãos histórico entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e de seu homólogo cubano, Raúl Castro. Bergoglio é considerado, por ambos os países, peça fundamental para a reaproximação entre Cuba e EUA ocorrida em dezembro do ano passado.

Dilma participa da 7ª Cúpula das Américas. Foto: Stuckert Filho / PR/ Fotos PúblicasDilma participa da 7ª Cúpula das Américas. Foto: Stuckert Filho / PR/ Fotos PúblicasDilma participa da 7ª Cúpula das Américas. Foto: Stuckert Filho / PR/ Fotos PúblicasDilma participa da 7ª Cúpula das Américas. Foto: Stuckert Filho / PR/ Fotos PúblicasDilma participa da 7ª Cúpula das Américas e de encontros bilaterais
. Foto: Stuckert Filho / PR/ Fotos Públicas


Leia tudo sobre: papacúpula das américaspanamápapa franciscoeuacuba

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas