Dilma e Barack Obama se reúnem hoje no Panamá durante Cúpula das Américas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Encontro reúne chefes de Estado e de Governo de 35 países com participação histórica de Cuba e dos Estados Unidos

A presidente Dilma Rousseff se reunirá neste sábado (11) com Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, durante a reunião da 7ª Cúpula das Américas que acontece no Panamá.

De acordo com a agenda presidencial, o encontro bilateral acontecerá no início da tarde. Na sexta, a presidente demonstrou o interesse do Brasil em fazer acordos comerciais com a União Europeia e com os Estados Unidos.

“Recentemente, assinamos um memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento brasileiro e o Departamento de Comércio americano, que eu considero muito importante, porque vai facilitar o comércio e fazer com que o nosso Portal Único de Exportações dialogue com a Single Window, do sistema de comércio dos Estados Unidos”, disse ontem.

A presidente Dilma Rousseff se encontra com o presidente dos EUA, Barack Obama, durante Cúpula das Américas no Panamá
Divulgação/Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff se encontra com o presidente dos EUA, Barack Obama, durante Cúpula das Américas no Panamá

O evento, realizado no Panamá, reúne chefes de Estado e de Governo de 35 países. E marca a primeira conferência hemisférica em que os líderes dos Estados Unidos e de Cuba sentarão à mesma mesa desde a ruptura das relações diplomáticas há mais de 50 anos.

Encontro com Zuckerberg

No encontro com Zuckerberg na Cidade do Panamá, Dilma vestiu um agasalho do Facebook e posou para fotos (10/04/2015)
Roberto Stuckert Filho/ Presidência da República
No encontro com Zuckerberg na Cidade do Panamá, Dilma vestiu um agasalho do Facebook e posou para fotos (10/04/2015)

Na sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e também com o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg.

Na reunião com o presidente do Facebook foi anunciada uma parceria entre o governo brasileiro e a empresa norte-americana para levar a internet a populações pobres ou em áreas isoladas a fim de facilitar o acesso digital a serviços sociais, como educação e saúde. 

Segundo Mark Zuckerberg, a parceria com o governo brasileiro será diferente. A princípio, a rede social ofereceria o sinal de internet às populações mais carentes ou isoladas, e o governo brasileiro disponibilizaria os serviços sociais. Os detalhes da parceria serão informados em junho, quando Zuckerberg for ao Brasil.

Após o encontro com Zuckerberg, Dilma publicou em suas redes sociais uma foto em que aparece vestindo um casaco do Facebook. 



Leia tudo sobre: cúpula das américasdilma rousseffbarack obamaeuabrasil

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas