Chefes da diplomacia norte-americana e cubana têm encontro histórico no Panamá

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

John Kerry e Bruno Rodriguez estão no país para uma reunião de cúpula; último encontro desse tipo aconteceu em 1958

Agência Brasil

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e de Cuba, John Kerry e Bruno Rodriguez, se reuniram na noite de quinta-feira (9) na Cidade do Panamá, na véspera da Cúpula das Américas, protagonizando um encontro histórico.

Hoje: EUA tentam evitar que Venezuela ofusque reunião histórica com Cuba

Chefes da diplomacia de Cuba e dos Estados Unidos Bruno Rodriguez e John Kerry, respectivamente, se cumprimentam antes de reunião no Panamá
Reprodução/Youtube
Chefes da diplomacia de Cuba e dos Estados Unidos Bruno Rodriguez e John Kerry, respectivamente, se cumprimentam antes de reunião no Panamá

Ontem: Barack Obama deve se encontrar com Raúl Castro este mês no Panamá

O Departamento de Estado norte-americano publicou fotografia, em sua conta na rede social Twitter, mostrando um aperto de mão entre o secretário norte-americano e o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, no primeiro encontro entre chefes da diplomacia das duas nações em mais de meio século.

Segundo fontes diplomáticas norte-americanas, a última reunião entre chefes da diplomacia dos Estados Unidos e de Cuba remonta a setembro de 1958. Outra fotografia, também divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano, mostra Kerry e Rodríguez sentados e conversando em companhia de funcionários de ambos os países.

Até o momento, nem o governo nem a imprensa cubana divulgaram qualquer informação sobre o encontro histórico.

A expectativa é que os presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raúl Castro, se reúnam durante A Cúpula das Américas. A Casa Branca informou que não há, até o momento, uma reunião bilateral programada, mas que os dois líderes terão algum tipo de encontro.

Leia tudo sobre: euacubakerryrodriguezcupula das americas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas