Presidente turco adia visita ao Irã para terça

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Relações entre os dois países se estremeceram devido a conflitos armados que estão em curso no Iêmen

Agência Brasil

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan adiou para terça-feira (7) a visita ao Irã que estava inicialmente programada para este domingo (5), informaram os dois países em comunicado conjunto.

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan atribuiu crise armada no Iêmen a Teerã
AP
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan atribuiu crise armada no Iêmen a Teerã

Leia mais:

Ataques a mesquitas no Iêmen deixam mortos; Estado Islâmico reivindica autoria

Análise: Ataques no Iêmen elevam risco de 'guerra sectária'

A viagem ocorre em um momento em que há uma polêmica bilateral entre Ankara e Teerã devido à situação do Iêmen, onde nos últimos dias os conflitos provocaram centenas de mortos e milhares de feridos.

Há cerca de duas semanas o governo do Irã veio pedir explicações à Turquia pelas palavras de Erdogan sobre a implicação direta de Teerã na crise do Iêmen. No sábado (4), a Cruz Vermelha Internacional lançou um apelo para uma trégua de 24 horas no Iêmen, para que pudessem ser prestados cuidados de saúde à população local.

O presidente turco deverá reunir-se com o presidente iraniano Hassan Rohaní para discutir assuntos de interesse mútuo, além de estar previsto ainda um encontro com o líder supremo iraniano, Alí Jameneí.

Erdogan deverá viajar acompanhado por vários ministros de seu gabinete, que vão manter encontros separados com ministros iranianos para debater temas de cooperação mútua.

Leia tudo sobre: IrãTurquiadiplomaciaIêmen

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas