Dados da segunda caixa-preta confirmam ação de copiloto em acidente na França

Por AP |

compartilhe

Tamanho do texto

Lubitz teria usado o piloto automático para iniciar queda; em seguida, ele teria aumentado a velocidade da aeronave

AP

O copiloto do voo 9525 da Germanwings acelerou repetidamente a aeronave em direção ao solo usando o piloto automático. É o que disse o Escritório Investigações e Análise (BEA) nesta sexta-feira (3).

O novo detalhe é baseado em uma leitura inicial dos dados da segunda "caixa preta" do avião encontrado enterrada no local do acidente na última quinta-feira (2).

"Eu encontrei uma pilha de roupas e, ao movê-las, descobri uma caixa. A cor da caixa era a mesmo que a do cascalhoque está em toda parte no acidente local", contou a oficial de resgate de montanha que encontrou o gravador de dados, Alice Coldefy.

A informação contida no objeto fortalece as suspeitas iniciais dos investigadores de que o copiloto Andreas Lubitz causou intencionalmente a destruição do avião - embora eles ainda estejam tentando descobrir o motivo. Todas as 150 pessoas a bordo do vôo 9525 que ia de Barcelona a Duesseldorf foram mortos no acidente de 24 de março.

MAIS: Veja imagens do acidente de avião com o Airbus A320 na França

 Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas Corpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados. (26/03/2015)
. Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados.(26/03/2015). Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasCorpos de vítimas de queda de avião começam a ser recuperados (26/03/2015)
. Foto:  DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos PúblicasAlunos fazem homenagem para vítimas do voo 4U9525. Entre os mortos estão 16 estudantes alemães. (24/03/2015). Foto: APAlunos fazem homenagem para vítimas do voo 4U9525. Entre os mortos estão 16 estudantes alemães. (24/03/2015). Foto: APAlunos fazem homenagem para vítimas do voo 4U9525. Entre os mortos estão 16 estudantes alemães. (24/03/2015). Foto: APAlunos fazem homenagem para vítimas do voo 4U9525. Entre os mortos estão 16 estudantes alemães. (24/03/2015). Foto: APImagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. Foto: APImagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. Foto: APImagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. Foto: APImagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. (24/03/2015). Foto: APJornal francês Le Dauphine Liberé divulga o que seria a primeira imagem da área em que caiu o A320 nos alpes franceses, que levava 150 pessoas a bordo (24/03/2015). Foto: Reprodução/Le Dauphine LiberéJornal francês La Provence divulgou o que seriam imagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. Foto: ReproduçãoJornal francês Le Dauphine Liberé divulga o que seria a primeira imagem da área em que caiu o A320 nos alpes franceses, que levava 150 pessoas a bordo. Foto: ReproduçãoExército helicópteros de resgate parque em Seyne, Alpes franceses (24.03.15). Foto: APEquipes de resgate esperam para atender vítimas do acidente aéreo na França. Foto: Reprodução/TwitterEquipes de resgate esperam para atender vítimas do acidente aéreo na França. Foto: Reprodução/TwitterImagem da região do acidente aéreo nos Alpes Franceses . Foto: Reprodução/TwitterFamiliares confortam parentes das vítimas do acidente com o voo 4U9525 (24/03/2015)  . Foto: APFamiliares confortam parentes das vítimas do acidente com o voo 4U9525 (24/03/2015)  . Foto: APFamiliares devítimas do voo 4U9525 chegam ao aeroporto de Barcelona (24.03.15) . Foto: APFamiliares devítimas do voo 4U9525 chegam ao aeroporto de Barcelona (24.03.15). Foto: AP Chorando as pessoas chegam no aeroporto de Duesseldorf, Alemanha, terça-feira, 24 de marco, 2015. Foto: APHomem esperando pelo voo 4U9525 no aeroporto de Duesseldorf, Alemanha, terça-feira, 24 de março, 2015. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: AP


Segundo o BEA, a leitura preliminar do gravador de dados mostra que o piloto utilizou o piloto automático para colocar a aeronave em uma descida e, em seguida, o ajustou várias vezes durante a descida para acelerar o avião.

A agência diz que vai continuar a estudar a caixa preta para obeter detalhes mais completos sobre o que aconteceu. 

Com base em gravações de outra caixa preta do avião, o gravador de voz, os investigadores dizem que Lubitz teria trancado o piloto para fora da cabine e deliberadamente causado a queda.

As investigações também mostram que Lubitz havia pesquisado anteriormente na internet métodos de suicídio. Promotores alemães disseram que os registros médicos de Lubitz, anteriores ao recebimento de sua licença de piloto, indicavam para "tendências suicidas", e que a Lufthansa, empresa dona da Germanwings, sabia há seis anos que Lubitz tinha tido um episódio de "depressão grave" antes de terminar seu treinamento de vôo.

Em Marselha, o promotor Brice Robin disse que sua investigação centra-se na França, por agora, mas que entrou com um pedido formal de cooperação judiciária da Alemanha que poderia ampliar o alcance da investigação.

Leia tudo sobre: voo 9525acidente na françaacidente aéro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas