Vídeo mostra momento do ataque a museu na Tunísia; terroristas foram presos

Por Ansa * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ministro tunisiano diz que 80% da célula terrorista envolvida no ataque foi desarticulada; 4 suspeitos ainda estão em fuga

A polícia da Tunísia prendeu o mentor do atentado contra o museu do Bardo, em Túnis, e mais 23 pessoas ligadas a grupos terroristas, informou o Ministério do Interior do país nesta quinta-feira (26).

"Vinte e três pessoas, incluindo uma mulher, que integravam uma célula terrorista, foram detidas", disse Najem Gharsalli, em entrevista coletiva.

Leia também: Ataque contra Museu do Bardo deixa 24 mortos em Túnis, na Tunísia

Tunísia prende nove suspeitos de ligação com ataque ao museu Bardo


Mohamed Amine Guebli orquestrou a ação com os extremistas do Ansar al-Sharia e o Okba Ibn Nafaa. Segundo os investigadores, o ataque contra a instituição foi realizado por quatro subgrupos, cada um encarregado por uma etapa: organização, execução, apoio logístico e a preparação da fuga após o crime. Com isso, eles queriam destruir a economia tunisiana.

Porém, entre os 24 detidos de hoje, ainda não está o terceiro membro do atentado, Maher Bun al-Moulidi al-Qaidi. Eles ainda anunciaram que estão buscando mais dois marroquinos e um argelino que também teriam participado da execução do plano.

De acordo com as informações dos policiais, a ação das autoridades no dia conseguiu prevenir um problema ainda maior, já que os dois terroristas - mortos pelos agentes de segurança - possuíam duas bombas Semtex e muitas granadas.

"Evitamos uma catástrofe ainda maior porque os terroristas tinham armas de cunho militar, que trouxeram da Líbia", disse o ministro do Interior, Najem Garshalli. Ao revelar a identidade do mentor do crime, a Procuradoria de Roma anunciou que quer interrogá-lo e que montará uma equipe de procuradores para ir à Túnis. No dia do ataque, entre os 24 mortos, quatro eram italianos.

Leia tudo sobre: museu do bradoterrorismotunisiaataque

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas