Autoridades francesas dizem que não houve pedido de emergência do piloto

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

O voo 4U9525, da Germanwings, que fazia a rota entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, tinha 150 pessoas a bordo; não há sobreviventes

O Airbus A320, da Germanwings, caiu com 150 pessoas da França
AP
O Airbus A320, da Germanwings, caiu com 150 pessoas da França

Ao contrário do que havia sido divulgado mais cedo, as autoridades francesas negaram que o piloto do Airbus A320 tenha feito um pedido de emergência.

Segundo a Direção Geral da Aviação Civil Francesa (DGAC), o aviso de problema com o voo foi dado pelos controladores, que perderam contato com a aeronave.

A Direção Geral da Aviação Civil Francesa também afirmou que seu comandante era muito experiente e acumulava muitas horas de voo.

Mais cedo, as autoridades francesas afirmaram que as últimas palavras ditas pelo piloto do avião Airbus A320, pertencente a empresa Germanwings (da Lufthansa) foram "emergência, emergência". A aeronave caiu na manhã desta terça-feira (24) nos alpes franceses. Não há sobreviventes. Estavam a bordo 144 passageiros e seis tripulantes. A maioria era de procedência alemã, mas também havia muitos espanhóis. Segundo o porta-voz da companhia aérea, entre as vítimas há dois bebês.

Segundo o secretário de Estado da França, Alain Vidalies, “houve um pedido de ajuda registrado às 10h47 [horário local], que mostrava que o avião estava a 5 mil pés [1.524 metros de altitude], em uma situação anormal.” O piloto, segundo o porta-voz da Germanwings, trabalhava na companhia há cerca de dez anos e tinha por volta de 60 mil horas de voo em modelos da Airbus. Antes da divulgação da lista de vítimas, a empresa entrou em contato com os parentes para informá-los sobre a tragédia.

O voo 4U9525, que partiu de Barcelona, na Espanha, e tinha como destino a cidade de Dusseldorf, na Alemanha, caiu nos alpes franceses, na região de Digne-Les-Bains. Os destroços estariam a 2 mil metros de altitude. A região é de difícil acesso e não permite a aproximação de veículos como carros e caminhões. Pelo menos 200 pessoas já estariam participando das buscas de corpos e destroços. 

A companhia aérea afirmou em sua conta no Twitter que o voo 4U9525 tinha 144 passageiros e seis tripulantes a bordo – totalizando 150 pessoas a bordo. Na estimativa anterior, eram 148 pessoas. A empresa também colocou um número de telefone para os parentes das vítimas solicitarem mais informações. A mídia espanhola diz que 45 pessoas que estavam a bordo eram do país.

Leia tambémCaixa preta revela confiança de pilotos até segundos antes de tragédias

A maioria dos 144 passageiros era de cidadãos alemães que regressavam ao país depois de férias em Barcelona e em Palma de Maiorca, segundo trabalhadores da Swissport, a empresa de apoio em terra que trabalha para a companhia alemã.

Pelo menos 45 passageiros tinham sobrenome espanhol, segundo o Gabinete de Crise do governo de Madri.

Leia tambémSaiba quais são os acidentes aéreos mais misteriosos do mundo

O avião da empresa Germanwings, bandeira de baixo custo da companhia alemã Lufthansa, passou por uma supervisão, o chamado check-list, no último domingo (22).

Jornal francês Le Dauphine Liberé divulga o que seria a primeira imagem da área em que caiu o A320 nos alpes franceses, que levava 150 pessoas a bordo (24/03/2015). Foto: Reprodução/Le Dauphine LiberéJornal francês La Provence divulgou o que seriam imagens do local em que caiu o avião A320 com destino a Dusseldorf. Foto: ReproduçãoJornal francês Le Dauphine Liberé divulga o que seria a primeira imagem da área em que caiu o A320 nos alpes franceses, que levava 150 pessoas a bordo. Foto: ReproduçãoExército helicópteros de resgate parque em Seyne, Alpes franceses (24.03.15). Foto: APEquipes de resgate esperam para atender vítimas do acidente aéreo na França. Foto: Reprodução/TwitterEquipes de resgate esperam para atender vítimas do acidente aéreo na França. Foto: Reprodução/TwitterImagem da região do acidente aéreo nos Alpes Franceses . Foto: Reprodução/TwitterFamiliares confortam parentes das vítimas do acidente com o voo 4U9525 (24/03/2015)  . Foto: APFamiliares confortam parentes das vítimas do acidente com o voo 4U9525 (24/03/2015)  . Foto: APFamiliares devítimas do voo 4U9525 chegam ao aeroporto de Barcelona (24.03.15) . Foto: APFamiliares devítimas do voo 4U9525 chegam ao aeroporto de Barcelona (24.03.15). Foto: AP Chorando as pessoas chegam no aeroporto de Duesseldorf, Alemanha, terça-feira, 24 de marco, 2015. Foto: APHomem esperando pelo voo 4U9525 no aeroporto de Duesseldorf, Alemanha, terça-feira, 24 de março, 2015. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: APAirbus A320 cai com 148 pessoas da França. Foto: AP


Leia tudo sobre: A320voo 4U9525acidente aereo na françapilotoEmergência

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas