Chefe de diplomacia da União Europeia fará visita a Cuba

Por Ansa |

compartilhe

Tamanho do texto

O governo de Cuba confirmou uma nova rodada de negociações com os EUA no começo em Havana

A alta representante para Política Externa da União Europeia (UE), a italiana Federica Mogherini, irá visitar Cuba entre os dias 23 e 24 deste mês. Esta será a primeira visita oficial de um chefe da diplomacia europeu a Havana.

"Cuba está passando por um período muito interessante e a UE quer ver como pode avançar as relações com este forte impulso", disse. Ainda segundo ela, a viagem ocorre em "momento crucial para as negociações" entre o bloco e a ilha.

As partes negociam o chamado "Acordo de Diálogo Político e Cooperação" bilateral, que marca o fim da "posição comum"-- medida, acordada em 1996, que fechava as portas para o diálogo caso não fossem registrados avanços na defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais na ilha. Durante sua visita, a italiana deve se encontrar com o chanceler cubano, Bruno Rodriguez, o cardeal cubano Jaime Ortega, arcebispo de Havana, entre outros representantes.

MAIS: Para Papa Francisco, lecionar é um trabalho "belo e mal pago"

O governo de Cuba confirmou neste sábado (14), uma nova rodada de negociações com os Estados Unidos no começo da próxima semana em Havana.

Em dezembro, os presidentes de Cuba e Estados Unidos, Raúl Castro e Barack Obama, respectivamente, anunciaram o relançamento de suas relações diplomáticas, interrompidas há mais de 50 anos, e comissões estudam a forma de concretizar medida.

Leia tudo sobre: estados unidoscubaunião europeia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas