Ciclones causam apagão e deixam o norte da Austrália inundado

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Centenas foram transferidas para abrigos, mas até agora não há registro de mortos ou feridos graves devido o fenômeno

Agência Brasil

Imagem mostra deslocamento do ciclone tropical Marcia no Mar de Coral, que deve chegar a costa oriental de Queensland, Austrália (18/02)
AP
Imagem mostra deslocamento do ciclone tropical Marcia no Mar de Coral, que deve chegar a costa oriental de Queensland, Austrália (18/02)

O ciclone Marcia que atingiu o nordeste da Austrália, onde provocou danos em casas, apagões massivos e obrigou à retirada de moradores, perdeu força depois de ter tocado a terra.

2011: Ciclone deixa rastro de destruição na Austrália

Milhares estão sem energia elétrica e centenas foram transferidas para centros de abrigo, apesar de, até o momento, não haver registro de mortos ou feridos graves.

O ciclone Marcia entrou no território australiano esta manhã (20), tocando a terra na baía de Shoalwater, entre as localidades de Lawrence e Yeepoon, no estado de Queensland, no seu nível máximo de 5.

Susto: Brasileiros tentam voltar à vida normal após ciclone na Austrália

A potência levou as autoridades a advertirem as pessoas para se preparem para uma “calamidade”.

O ciclone arrancou telhados de casas e derrubou árvores na localidade de Yeppoon, com 16 mil habitantes, onde chegou quando estava na categoria 4, segundo a chefe do Governo de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

O Marcia, que depois diminuiu para a categoria 3, também atingiu a cidade de Rockhampton, a Sul de Yeppoon, com 70 mil habitantes.

O Departamento de Meteorologia indicou que o ciclone, com ventos de 150 km/h e rajadas de até 205 km/h, está desacelerando progressivamente à medida que se move rumo ao Sul.

Num fenômeno raro, a Austrália está sendo afetada por dois poderosos ciclones simultaneamente, já que, além do Marcia, o Lam, que atingiu a região do Território Norte esta madrugada com categoria 4, causou "danos significativos".

Leia tudo sobre: australiamarciaciclone

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas