Itália fecha Embaixada na capital do Iêmen

Por Ansa | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Decisão ocorre após diplomatas pedirem para que os cidadãos italianos deixassem a cidade por culpa da crescente violência

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira (13) o fechamento da Embaixada do país em Sanaa, capital do Iêmen.

Ontem: EUA fecham embaixada no Iêmen em meio a crise política no país

Policiais montam guarda na entrada da Embaixada dos EUA em Sanaa, Iêmen (11/02)
AP
Policiais montam guarda na entrada da Embaixada dos EUA em Sanaa, Iêmen (11/02)

Dezembro: Refém americano morre em tentativa de resgate no Iêmen

A decisão ocorre dias depois dos diplomatas terem pedido para que os cidadãos italianos deixassem a cidade por culpa da crescente violência e do risco de atentados terroristas contra ocidentais.

Segundo a nota da Farnesina, o Embaixador, Luciano Galli, e todos aqueles que trabalham no local já estão a caminho de Roma e devem chegar ao território italiano ainda hoje.

A decisão do governo italiano segue a linha adotada por outros países. Estados Unidos e Grã-Bretanha fecharam suas representações diplomáticas na última quarta-feira (11) e a França anunciou que fechará a sua a partir deste sábado (14).

O Ministério italiano aproveitou o comunicado para desejar sorte aos esforços de mediação de paz conduzidos pelo enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Iêmen, Jamal Benomar. E afirmou que espera que a segurança volte à capital o mais rápido possível.

O Iêmen vive uma grave crise política, que fez com que o presidente, Abed Rabbo Mansour Hadi, e o primeiro-ministro, Khaled Babah, deixassem o cargo por pressão de rebeldes xiitas Houthis.

O grupo começou a agir em setembro do ano passado no país, sendo que a capital, Sanaa, foi tomada nos últimos dias por ações que resultaram em enfrentamentos com militares e atentados. Diversos ataques foram registrados na região desde que os Houthis ficaram descontentes com o governo local.

Leia tudo sobre: iemenitaliaembaixada

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas