Papa defende maior participação das mulheres na Igreja Católica

Por Ansa - | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

"Esse desafio não pode mais ser adiado", afirmou o pontífice, que criticou "comercialização e mutilação" do corpo feminino

Papa cumprimenta mulher que teve rosto desfigurado por ataque do ex-namorado
L'Ossevatore Romano/AP - 4.2.15
Papa cumprimenta mulher que teve rosto desfigurado por ataque do ex-namorado

Em uma audiência neste sábado (7) com participantes da plenária do Pontifício Conselho da Cultura sobre os "saberes femininos", o papa Francisco defendeu uma maior participação das mulheres na Igreja Católica.

Papa Francisco: conheça a trajetória do pontífice

Segundo Jorge Bergoglio, é preciso estudar critérios e modalidades novos para fazer com que elas não se sintam como hóspedes, mas sim como partícipes plenas dos "vários âmbitos da vida social e eclesiástica".

"Esse desafio não pode mais ser adiado. Estou convencido da urgência de oferecer espaços às mulheres na vida da Igreja. É desejável uma presença feminina mais capilarizada e incisiva na comunidade, de modo que possamos ver muitas mulheres envolvidas nas responsabilidades pastorais e nas reflexões teológicas", disse o pontífice.

Leia também: Papa confirma viagem à América Latina em julho

Papa exige que bispos não escondam casos de pedofilia

"Há limites para liberdade de expressão", diz papa Francisco após atentado ao Charlie Hebdo

Para Francisco, as pessoas do sexo feminino sabem encarnar o "rosto terno de Deus" e a sua misericórdia. O Papa ainda discursou contra a "deturpação" e a "comercialização" do corpo das mulheres.

"Símbolo de vida, o corpo feminino é muitas vezes agredido, até por aqueles que deveriam ser os seus protetores e companheiros. As tantas formas de escravidão, comercialização e mutilação do corpo das mulheres nos obrigam a trabalhar para acabar com essa forma de degradação que o reduz a um mero objeto a ser vendido", declarou Bergoglio.

Leia tudo sobre: papa franciscoigreja católica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas