Cantora mirim japonesa entra em coma após brincadeira na TV

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Acredita-se que a menina de 12 anos tenha sofrido embolia gasosa, o que restringiu o fornecimento de sangue ao cérebro

BBC

Uma cantora mirim japonesa entrou em coma depois que uma brincadeira durante um programa de televisão deu errado. A menina de 12 anos, que integra o grupo pop 3B Junior, participava de um jogo que envolvia mudar a própria voz inalando gás hélio, no dia 28 de janeiro. Depois disso, ela ficou inconsciente.

Jovens pré-adolescentes em programa de televisão japonês: menina acordou, mas parou de falar
Stardust Promotion
Jovens pré-adolescentes em programa de televisão japonês: menina acordou, mas parou de falar

Acredita-se que a cantora, cujo nome não foi revelado, tenha sofrido uma embolia gasosa, o que restringiu o fornecimento de sangue para o cérebro.

O grupo 3B Junior é formado por mais de 20 cantoras, todas com idades entre dez e 16 anos. Na quinta-feira, a menina saiu do coma, segundo o jornal Japan Today. Mas, depois de acordar, os movimentos dela ficaram limitados e a cantora não consegue falar claramente.

O canal de televisão que gravou o jogo do qual a cantora participava, TV Asahi, pediu desculpas à família. A rede afirma que a lata de gás hélio inalado pela cantora tinha a inscrição "apenas para uso de adultos", mas os produtores não viram o alerta.

Investigação
A TV Asahi informou que será realizada uma investigação interna sobre o caso. O diretor-executivo do canal, Toru Takeda, afirmou ter adiado o anúncio do incidente pois esperava que a cantora se recuperasse.

A informação só foi divulgada depois que médicos constataram sinais de melhora do estado de saúde da menina e após os pais da cantora terem concedido autorização.

Takeda acrescentou que o programa do canal, chamado 3B Junior Stardust Shoji, seria transmitido no dia 24 de fevereiro. Agora, no entanto, ele pode ser cancelado. Em uma declaração publicada no site oficial do grupo, a banda afirmou que "está rezando por uma recuperação rápida" da integrante do grupo: "Nossos corações estão machucados. Sentimos muitíssimo pelo acidente".

Asfixia
Inalar gás hélio de balões para modificar a voz é um truque conhecido. Mas, em alguns casos, pode ser muito perigoso. "Além da voz fina, outros efeitos potenciais do gás hélio são tontura, dor de cabeça e asfixia", segundo a Agência de Saúde Pública da Grã-Bretanha. 

"Se algum apresentar estes sintomas ao inalar gás hélio, o conselho é levar a pessoa para respirar ar fresco imediatamente. Se os sintomas persistirem, pode ser necessário administrar oxigênio, então obtenha ajuda médica imediatamente", acrescentou a agência.

Leia tudo sobre: gás héliojapãocoma

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas