Conheça Sergio Mattarella, novo presidente da Itália

Por Ansa |

compartilhe

Tamanho do texto

Magistrado é um desafeto antigo de Silvio Berlusconi

Novo presidente italiano Sergio Mattarella posa com a presidente da Câmara Baixa Laura Boldrini no edifício do tribunal Constitucional perto do Palácio Quirinal, em Roma
AP Photo/Ettore Ferrari
Novo presidente italiano Sergio Mattarella posa com a presidente da Câmara Baixa Laura Boldrini no edifício do tribunal Constitucional perto do Palácio Quirinal, em Roma

Sergio Mattarella, 73 anos, é o 12° presidente da história da República da Itália. De perfil discreto, ele foi escolhido pelo primeiro-ministro Matteo Renzi para unir a até então dividida centro-esquerda do país em torno de um mesmo nome.

LEIA MAIS: Sergio Mattarella é eleito presidente da Itália

Ligado ao Partido Democrático (PD), o mesmo do premier, Mattarella já foi ministro para as Relações com o Parlamento (1987-1989), da Educação (1989-1990) e da Defesa (1999-2001).

Além disso, foi vice-presidente do Conselho dos Ministros entre 1998 e 1999. Todos esses cargos foram ocupados em governos liderados pela democracia cristã.
Em 2011, foi eleito pelo Congresso para ser um dos juízes da Corte Constitucional do país, função que exerce até hoje. Seu nome chegou a ser cogitado no pleito presidencial de 2013, mas não encontrou apoio no grupo de centro-direita comandado por Silvio Berlusconi.

O ex-premier, aliás, ficou bastante descontente com a opção de Renzi e do PD por Mattarella. Em 1990, o magistrado renunciara ao posto de ministro da Educação após o Parlamento aprovar uma lei que beneficiava o monopólio criado pelas emissoras de Berlusconi no sistema televisivo italiano.

O novo presidente da República nasceu em Palermo, é viúvo e tem três filhos. Seu irmão mais velho, Piersanti Mattarella, também um político de orientação democrata-cristã, foi assassinado pela Cosa Nostra em 1980, quando era governador da Sicília, por ter contrariado interesses dos mafiosos.

Embora não represente o caráter de renovação encampado por Renzi, Sergio Mattarella é considerado moderado - o que facilita negociações com todos os partidos - e possui uma grande experiência política.

Leia tudo sobre: itáliaeleiçõespresidentesergio mattarellaberlusconi

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas