Dezenas de pessoas já foram mortas e feridas no local, estratégico tanto para rebeldes quanto ao governo de Kiev

BBC

Imagens feitas por um drone no último domingo (18) mostram como ficou o aeroporto de Dontesk após semanas de disputa por seu controle entre o governo do país e rebeldes. Dezenas de pessoas já foram mortas ou feridas – e o novo terminal foi reduzido a escombros. Veja o vídeo aqui .

Imagem aérea do aeroporto da cidade no leste do país, envolvida em conflitos desde abril
Reprodução
Imagem aérea do aeroporto da cidade no leste do país, envolvida em conflitos desde abril

O conflito nessa região do país ocorre desde abril do ano passado, quando rebeldes tomaram cidades do leste. Um cessar-fogo foi acordado em setembro, mas, em Donetsk, bombas e tiros continuam a ser ouvidos.

Leia mais:
Tanques cruzam fronteira da Rússia para Ucrânia, segundo militares de Kiev

O aeroporto da cidade é um local estratégico para ambos os lados. O governo pode usá-lo numa eventual ofensiva contra os rebeldes, que por sua vez o utilizariam para enviar suprimentos para as regiões ocupadas por eles.

Veja fotos das ações russas no leste da Ucrânia:

O governo ucraniano afirma ter retomado o controle do aeroporto, mas os rebeldes alegam o contrário. A escalada de violência no leste ucraniano ameaça o frágil cessar-fogo no país.

Leia também:
Ucrânia volta a mobilizar tropas por temor de nova ofensiva rebelde
Nudez do Femen ganha força com crise na Ucrânia; veja fotos de atos de 2014

A Ucrânia continua a acusar a Rússia de enviar soldados para ajudar os rebeldes. O Kremlin nega e faz um alerta: o uso de força militar para solucionar o conflito no leste é "o pior erro estratégico" que a Ucrânia pode cometer, e diz que isso pode ter "consequências irreversíveis" ao país.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.