Indonésia retoma buscas por avião desaparecido

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Voo desapareceu quando voava da Indonésia para Cingapura. Buscas haviam sido interrompidas por falta de visibilidade

Navios e aviões retomaram as busca pelo jato de passageiros que desapareceu neste último domingo (28), em um vôo da Indonésia para Cingapura.

O que se sabe sobre o sumiço do avião da AirAsia

O primeiro Almirante Sigit Setiayana, da força aérea Surabaya, disse nesta segunda-feira (29) que 12 navios da Marinha, cinco aviões, três helicópteros e um número de navios de guerra estavam procurando uma área de leste e sudeste da ilha Belitung e águas próximas.  Segundo Setiaya, a visibilidade era boa.

"Se Deus quiser, podemos encontrá-lo em breve", Setiayana disse à Associated Press.

A AirAsia criou um centro de crise no aeroporto de Surabaya, de onde saiu o avião do voo 8501. Foto: APA AirAsia criou um centro de crise no aeroporto de Surabaya, de onde saiu o avião do voo 8501, para atender os parentes dos passageiros. Foto: AP Photo/TrisnadiFamiliares dos passageiros do AirAsia QZ8501 clamam por notícia durante uma reunião com funcionários do centro de crise no aeroporto internacional Djuanda. Foto: Oscar Siagian/Getty ImagesAutoridades responsáveis pelas buscas da aeronave do voo 8501 da AirAsia suspenderam as atividades em razão do mau tempo e do começo da noite na Indonésia. Foto: Oscar Siagian/Getty ImagesSunu Widyatmoko, CEO da AirAsia, fala a imprensa no aeroporto Djuanda Internacional, em Surabaya, na Indonésia. Foto: Oscar Siagian/Getty ImagesParente dos passageiros do voo AirAsia QZ8501 chora enquanto espera notícias do avião desaparecido no aeroporto de Surabaya. Foto: AP Photo/TrisnadiJornalistas tentam entrevistar familiares dos passageiros do voo 8501 da AirAsia no aeroporto de Cingapura. Foto: AP Photo/Xinhua, Then Chih WeyFamiliares aguardam notícias sobre destino do voo da AirAsia, que desapareceu neste sábado (27). Foto: AP Photo/TrisnadiFamiliares conferem lista com nomes dos tripulantes e passageiros do voo da AirAsia desaparecido. Foto: AP Photo/TrisnadiPassageiros e tripulação somam 162 pessoas no voo da AirAsia. Foto: AP Photo/Wong Maye-EFamiliar observa toten da AirAsia que informa sobre voo desaparecido. Foto: AP Photo/Wong Maye-EFamiliares e amigos de passageiros e tripulantes aguardam informações no Aeroporto de Cingapura. Foto: AP Photo/Wong Maye-EAirAsia nunca havia perdido aeronaves, mas região foi cenário de desastre aéreo em março. Foto: Reuters/BBCPiloto da Air Asia pediu para usar rota pouco usual logo antes de perder contato. Foto: Reuters/BBCDois aviões fazem buscas aos Airbus 320 da AirAsia. Foto: Divulgação



 

O voo QZ8501 trasnportava 162 pessoas entre a Indonésia e Cingapura quando perdeu contato com o controle aéreo, por volta das 6h20 deste domingo (21h20 de sábado, em Brasília). Ele é oficialmente considerado "desaparecido".

MAIS: Relembre 30 acidentes aéreos que marcaram o Brasil

A companhia aérea AirAsia afirmou que antes de perder o contato com a torre de controle, o piloto do jato A320-200 pediu permissão para mudar de rota, a fim de desviar de uma tempestade.

"Ele pode ter visto nuvens de raios em seu radar climático e tentado desviar delas", disse Maffett.

Segundo ele, também surgiram informações não confirmadas de que o piloto teria tentado mudar de altitude. Segundo órgãos de imprensa locais ele teria pedido para subir a altitude do voo para 11 mil metros.

"É muito difícil voar sobre essas tempestades porque suas nuvens podem ficar a até 50 mil pés (mais de 15 mil metros) de altitude, o que é muito mais alto que um avião como esses pode subir".

Histórico: Sumiço do voo da AirAsia é o terceiro incidente aéreo da Malásia em um ano

"Essas nuvens têm turbulências severas e é um fato conhecido que elas podem quebrar turbinas de avião, por isso se tenta desviar delas", afirmou o aviador.

Contudo, segundo o também ex-aviador, capitão Desmond Ross, as mudanças de rota devido a tempestades são procedimentos normais na aviação. "Se o tempo está ruim você voa mais alto para dar um voo mais tranquilo aos passageiros ou voce vira à direita ou à esquerda se tem mau tempo ou tempestade de raios à sua frente", disse.

Velocidade reduzida

O analista de aviação Geoffrey Thomas, editor do site Airlineratings.com, afirmou que dados de radar (não confirmados oficialmente) dizem que logo antes de perder o contato com o controle aéreo, o jato tentava subir a uma altura de 11 mil metros e estaria voando a cerca de 350 nós (650 km/h).

Segundo ele, essa velocidade estaria abaixo do esperado. A velociade ideal seria no mínimo cerca de 450 nós (830 km/h).

De acordo com Thomas, não é possível saber a razão da redução da velocidade. Uma hipótese possível seria uma falha nos instrumentos que medem a velocidade da aeronave, que teria confundido os pilotos.

Operações de busca

Ross, afirmou ainda que a cobertura de radar da área onde o avião desapareceu pode ajudar nas buscas.

"A área é bem coberta por radar e as autoridades podem usar os registros (desses equipamentos) para descobrir o ritmo do voo e onde ele desapareceu", afirmou.

Os primeiros passos em uma situação como essas é tentar o contato com o avião via rádio, a partir de diferentes estações de transmissão. Em seguida as operações de busca com aviões e navios são lançadas.

Segundo autoridades da Indonésia, as buscas se concetram em uma áres de 100 milhas nauticas quadradas (185 kilômetros quadrados) na regiãoo do mar de Java. Elas ocorreram por cerca de 10 horas neste domingo e foram suspensas no início da noite devido à escuridão.

A operação deve ser retomada na manhã de segunda-feira com ao menos cinco aviões. Segundo Ross, se destroços do avião não forem achados na área inicial de buscas, ele deve ser expandida.

*  Com AP

Leia tudo sobre: Airasiavoo 8501malásiaindonésia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas