Ministro peruano pede à Força Aérea relatório sobre suborno denunciado nos EUA

Por Agência Brasil | - Atualizada às

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No Brasil, FAB suspendeu contratos que mantinha com a empresa Dallas Airmotive por suspeita de propina

Agência Brasil

O ministro de Defesa do Peru, Pedro Cateriano, determinou hoje (13) que a Força Aérea elabore no mais breve prazo um relatório sobre um suposto suborno a oficiais dessa entidade pago por uma empresa dos Estados Unidos entre 2008 e 2011.

Veja quais são os superaviões que vão dominar os ares:

O revolucionário sistema dobrável das asas do Boeing 777x permitirá sua operação em aeroportos com tamanho padrão, de 65m. Foto: DivulgaçãoA Boeing diz que o conceito aerodinâmico do 777x está focado na redução do tempo de voo. Foto: DivulgaçãoA envergadura (distância entre as pontas das asas) é crucial para a eficiência de um avião: quanto maior, mais eficiente e econômico. Foto: DivulgaçãoFabricada pela GE, as turbinas do 777x têm avanços tecnológicos que garantem mais potência e menor consumo de combustível. Foto: DivulgaçãoA Boeing disponibilizou poucas informações sobre o 777x - as primeiras aeronaves deverão voar comercialmente apenas em 2020. Foto: DivulgaçãoAs asas do 777x são um composto de fibra de carbono reforçado com plástico, materiais que garantem leveza e durabilidade. Foto: DivulgaçãoQuatro estados americanos brigam para abrigar a fábrica desses aviões gigantes que a Boeing colocará no ar em seis anos . Foto: DivulgaçãoA versão 10 do Boeing 787 é outra aposta da companhia norte-americana para fazer frente ao Airbus A-350, produzida por um consórcio europeu. Foto: DivulgaçãoO Boeing 787-10 deverá levar no máximo 330 passageiros. Foto: DivulgaçãoO Airbus A-350 tem uma grande vantagem com relação a seus concorrentes: já está sendo testado de fato, no ar. Foto: DivulgaçãoFrança, Alemanha, Espanha e Reino Unido fazem parte do consórcio que fabrica os aviões da Airbus, como o A-350. Foto: DivulgaçãoInovações do A-380 (que tem uma versão para 555 passageiros, a maior capacidade do mundo) foram incorporadas à família do A-350. Foto: DivulgaçãoO A-350 precisou ser remodelado totalmente - agora é apresentado como a versão XWB. O mercado rechaçou o projeto original. Foto: DivulgaçãoO luxuoso interior do A-350, que já está em fase avançada de testes. Foto: DivulgaçãoO primeiro voo do Airbus A-350 ocorreu em maio do ano passado. Espera-se que o avião comece a operar comercialmente anda no primeiro semestre de 2014. Foto: DivulgaçãoA envergadura das asas da família A-350 é de 64,7 metros, uma área total de 442 metros quadrados. Foto: DivulgaçãoO Airbus A-350 terá três versões (800, 900 e 1000), para 276, 315 e 369 passageiros. Foto: Divulgação

Cateriano, segundo um informe oficial, deu a ordem ante a informação a respeito difundida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

"Em forma paralela, o ministro Cateriano solicitará à Procuradoria Anticorrupção tomar as ações apropriadas nestes casos, a fim de que se determinem as responsabilidades, se existirem", acrescenta uma nota da pasta de Defesa.

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Segundo Cateriano, os que ocuparam o cargo de titular de Defesa entre 2008 e 2011 deverão esclarecer a grave denúncia. O período corresponde ao governo neoliberal de Alan García, que é objeto de diversas acusações de corrupção.

Reprodução
Logotipo da Dallas Airmotive: empresa de manutenção de aviões multada pelos EUA

O Departamento de Justiça norte-americano informou ter multado a empresa Dallas Airmotive Inc., de manutenção de aviões, em 14 milhões de dólares por ter reconhecido que sobornou oficiais das forças aéreas do Peru e Brasil nessa época.

No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu os contratos que mantinha com a empresa norte-americana. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar o envolvimento dos oficiais que, de acordo com o órgão, ainda não foram identificados.

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