Opositora venezuelana é indiciada por suposto plano para matar Maduro

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

María Corina Machado foi acusada de ter ligação com um possível plano para assassinar o presidente Nicolás Maduro

O Ministério Público da Venezuela indiciou nesta quarta-feira (3) a líder da ala dura da oposição, María Corina Machado, pela sua suposta ligação com um plano para assassinar o presidente do país, Nicolás Maduro.

Outubro: Líder da oposição na Venezuela se recusa a comparecer a audiência

Reuters
Uma das líderes da oposição da Venezuela, María Corina Machado, chega a escritório do procurador em Caracas


Pesquisa: Aprovação de Maduro na Venezuela cai e chega a 30%

Não ficou imediatamente claro se a deputada deposta enfrentará um julgamento pelo crime de conspiração em liberdade ou atrás das grades. Se condenada, ela pode pegar pena de oito a 16 anos de prisão.

Em outubro, o líder da oposição que está preso na Venezuela, Leopoldo López, se recusou a comparecer ao tribunal na tentativa de pressionar o governo de Caracas a responder ao pedido das Nações Unidas pela liberdade dos ativistas.

López foi preso em fevereiro por seu papel nas manifestações de rua que sacudiram o país. Ele é acusado de incitar a violência.

Ele deveria ter comparecido a um tribunal de Caracas na terça-feira (28), mas se recusou a deixar a prisão militar onde vem sendo mantido desde o início do ano, citando a recusa do tribunal em responder às exigências da ONU por sua liberdade.

O Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenções Arbitrárias apelou para a Venezuela libertar imediatamente López e outros opositores do governo que estão sendo mantidos presos após os protestos. Na semana passada, um alto funcionário de direitos humanos da ONU repetiu a demanda.

O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela rejeitou as afirmações da ONU, chamando a detenção de legal e apropriada, e acusou o organismo internacional de se intrometer nos assuntos internos do país.

*Com AP e Reuters

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas