Misteriosa escultura causa polêmica em Milão

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Localizada em uma praça da cidade, obra que parece representar quatro órgãos masculinos eretos divide moradores

BBC

Uma escultura surgida da noite para o dia em uma praça de Milão vem provocando protestos na cidade. A obra, instalada na Piazza Risorgimento, na zona central da cidade do norte da Itália, é composta de quatro estruturas que se assemelham a aspargos, dedos ou – segundo muitas pessoas – órgãos masculinos eretos.

"Têm indubitavelmente uma forma fálica", comentou o jornal La Repubblica.

Moradores e políticos conservadores locais criticaram fortemente a escultura, que ninguém parecia saber de onde viera - ou como viera.

Marcelo Crescenti/BBC Brasil
Localizada em uma praça da cidade, obra que parece representar quatro órgãos masculinos eretos dividiu moradores

Especulações se multiplicaram nas redes sociais sobre a origem da obra: as versões eram de que se tratava desde uma brincadeira de mau gosto até uma provocação por um artista de vanguarda.

A vereadora Silvia Sardone, do partido de direita Forza Italia - do ex-premiê Silvio Berlusconi -, foi uma das que protestaram pela presença de um "símbolo fálico" em uma praça frequentada por crianças e idosos.

"É uma obra constrangedora e que vem causando muito desgosto aos moradores locais", afirmou Sardone. A vereadora exigiu a retirada do que chamou de "monumento ridículo".

Mistério resolvido

Em um primeiro momento, a prefeitura de Milão informou que não sabia de onde tinha vindo a escultura. A cidade chegou até a declarar que poderia mesmo retirá-la da praça.

No entanto, a secretaria de Cultura municipal acabou pondo um fim ao mistério: a estátua com o título Four Sentinels (Quatro Sentinelas), foi feita pelo artista americano Gavin Kenyon, e deverá ficar exposta na praça milanesa até janeiro de 2015.

O secretário de Cultura de Milão, Filippo Del Corno, defendeu a obra. "Sabemos que ela causou polêmica e discussões, mas essa é uma reação frequente com obras de arte", disse ele.

Segundo Del Corno, a escultura representaria "uma nova interpretação dos monumentos da cidade através de um processo de abstração e experimentação de novas formas".

Em um bar à frente do monumento, o assunto gerou polêmica imediata. Há quem considere a escultura divertida: "Acho que pode ser considerada uma exaltação da sexualidade", brinca um morador.

A obra, no entanto, não agradou outra moradora: "É uma obra ridícula, devia ser retirada já". Informada de que a escultura vai ficar ali até janeiro, ela criticou: "É horrível".

Houve um consenso entre os frequentadores do bar: independentemente do conceito original, a escultura, segundo eles, parece mesmo representar quatro falos eretos.

The Headington Shark, Inglaterra: monumento foi criado para homenagear as vítimas da bomba atômica em Nagasaki no 41º aniversário da explosão. Foto: Reprodução/YoutubeSaint on a dead horse, República Tcheca: São Venceslau, que era rei antes de se tornar santo, é quem inspirou estátua de David Cerny. Foto: Reprodução/YoutubePilar Celestial, China: com quase 10 metros, obra se tornou atrativo turístico do Parque Longway Shaman Amusement. Foto: Reprodução/YoutubePorco-Pato de Turku, Finlândia: obra do artista Alvar Gullichsen, monumento representa animal híbrido que é pato de borracha e porco ao mesmo tempo. Foto: Reprodução/YoutubePorco-Pato de Turku, Finlândia: em finlandês, o nome da escultura, Posankka, mescla as palavras porco (possu) e pato (ankka). Foto: Reprodução/YoutubeParque de Esculturas Submarinas Molinere, Caribe: escultor Jason de Caires Taylor criou as obras em cimento, retratando diferentes figuras humanas. Foto: Reprodução/YoutubeManneken Pis, Bélgica: medindo 30 centímetros, a estátua de bronze foi feita por Jerôme Duquesnoy e exposta ao público em 1619. Foto: Reprodução/YoutubeManneken Pis, Bélgica: estátua pode ter sido criada como protesto pela falta de água potável na região muitos anos atrás. Em datas festivas, obra ganha roupa. Foto: Reprodução/YoutubeMan Hanging Out, República Tcheca: obra retrata o psicanalista Sigmund Freud, que parece refletir se deve ou não se jogar de edifício. Foto: Reprodução/YoutubeComedor de Crianças, Suíça: na imagem, ogro come bebê enquanto outros choram ao redor. Obra representa Krampus, criatura folclórica que castiga crianças. Foto: Reprodução/YoutubeCarhenge, EUA: erguida em 1987, obra de Jim Reinders foi construída com carros de verdade. Foto: Reprodução/YoutubeÁrvore-Semáforo, Londres: monumento retrata o excesso de informações da cidade inglesa retratado pelo britânico Peter Vivantin. Foto: Reprodução/YoutubeÁrvore semáfaro, Londres: luzes piscam em sequência aleatória, iluminando a passagem dos pedestres. Foto: Reprodução/YoutubeAgulha de Jan Fabre, Bélgica: Jan Fabre ergueu monumento de 23 metros que mostra besouro sendo espetado por uma agulha gigantesca. Foto: Reprodução/YoutubeAgulha de Jan Fabre, Bélgica: obra pode ser apreciada no pátio da Biblioteca da Historic University, em Leuven. Foto: Reprodução/Youtube


Leia tudo sobre: esculturabizarramilãoItália

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas