Explosão de carro mata 5 pessoas na capital do Curdistão iraquiano

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Terrorista suicida detonou explosivos na cidade de Arbil; foi o primeiro grande ataque no município em mais de um ano

Reuters

Um suicida a bordo de um carro cheio de explosivos se detonou na capital da região do Curdistão iraquiano, nesta quarta-feira (19), matando ao menos cinco pessoas no primeiro grande ataque na cidade em mais de um ano.

Reuters
Forças de segurança curdas inspecionam local de explosão de um carro na cidade de Arbil

O prefeito Nihad Latif Koja disse à Reuters que o autor do atentado se detonou enquanto tentava invadir a sede do governo, que é protegida por muros antibomba, no centro de Arbil.

Explosões são algo comum em Bagdá e outras cidades, mas a região autônoma do Curdistão tem em grande medida conseguido se isolar da violência que assola o restante do Iraque.

Leia também:
Grã-Bretanha eleva nível de ameaça terrorista por causa da Síria e Iraque
Estado Islâmico executa soldados e faz reféns em base militar da Síria

Os militantes do Estado Islâmico que controlam faixas do território no norte do Iraque têm ameaçado repetidas vezes lançar ataques contra os curdos, que combatem o EI ao longo de uma linha de frente com mais 1.000 km de extensão.

Filmagens do local do atentado em Arbil, após a explosão no meio da manhã, mostraram veículos com ferragens retorcidas e sangue no pavimento em frente à sede do governo local. Janelas do outro lado da rua foram quebradas. Uma testemunha entrevistada ao vivo na TV Curdistão disse que dois policiais e dois civis foram mortos com a explosão.

Veja quais são os principais grupos terroristas no mundo:

Boko Haram: radicais islâmicos têm atacado a Nigéria com atentados, assassinatos e sequestros para derrubar o governo e criar Estado islâmico. Foto: APBoko Haram: traduzido, nome que designa o grupo significa 'a educação ocidental é pecado'. Há temores de que estejam ligados a grupos como a Al-Qaeda. Foto: APFrente al-Nusra: a Frente de Suporte para o Povo da Síria, em tradução livre, é uma milícia islâmica criada em 2012 que atua na guerra síria. Foto: Reprodução/YoutubeFrente al-Nusra: a milícia, descrita pelos próprios rebeldes como bem estruturada, luta contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. Foto: Wikimedia CommonsEstado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL): grupo jihadista visa a formar emirado islâmico  em territórios no Iraque e na Síria. Foto: APEstado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL): os militantes foram considerados verdadeiras ameaças regionais pelos EUA após tomarem Mosul. Foto: APAl-Shabab: grupo somali tem ligações com a Al-Qaeda e promove ataques contra o Quênia desde 2011 em resposta ao envio de tropas do país à Somália. Foto: APAl-Shabab: grupo, cujo nome significa 'A Juventude', apareceu como ala radical da extinta União das Cortes Islâmicas da Somália em 2006. Foto: ReutersEmirado do Cáucaso: os rebeldes reivindicam a criação de um Estado islâmico independente na região russa que inclui a Chechênia. Foto: Reprodução/YoutubeAl-Qaeda na Península Arábica: braço do grupo terrorista no Iêmen querem, entre outros objetivos, atacar ocidentais e derrubar a família real saudita, aliada dos EUA. Foto: Reprodução/YoutubeTaleban: grupo integra o movimento islâmico nacionalista no Paquistão e Afeganistão e visa a expulsar invasores dos EUA e da Otan. Foto: APAl-Qaeda no Magreb Islâmico: com essa nomenclatura desde 2007, grupo atua na Argélia e em parceria com terroristas de países vizinhos. Ocidentais são alvos. Foto: Reprodução/YoutubeAl-Qaeda: rede criada por Osama bin Laden nos anos 1980 objetiva acabar com a influência ocidental em países muçulmanos. Foto: Reprodução/Youtube

O último grande atentado anterior em Arbil ocorreu há mais de um ano, quando militantes lançaram um ataque coordenado com carros-bomba e suicidas contra o quartel-general dos serviços de segurança. Uma explosão sem vítimas também foi registrada em agosto.

Leia tudo sobre: curdistãoiraquebagdáataque terrorista

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas