Faixa inspirada em obra do pintor holandês Vincent Van Gogh busca incentivar jornadas à noite e evitar que ocorra acidentes

BBC

A Holanda inaugurou a primeira ciclovia que brilha no escuro, inspirada na obra do pintor pós-impressionista holandês Vincent Van Gogh.

Incentivo: Holanda cria ciclovias com faixas que 'acendem' e pistas aquecidas

O projeto faz parte de uma iniciativa governamental que visa a aumentar o uso da bicicleta em jornadas para o trabalho.

A meta é aumentar o número de pessoas que optam pela bicicleta em detrimento do carro ou do transporte público em 20% nos próximos 20 anos. Mais de metade das viagens para o trabalho já são feitas em bicicletas na Holanda.

A ciclovia que brilha tentará também incentivar o uso de bicicletas na volta do trabalho, evitando acidentes. O designer que idealizou a ciclovia, Daan Roosegaarde, é conhecido por trabalhos que brilham no escuro. Ele disse à BBC que se inspirou nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças.

"Desenvolvemos uma pintura eletrônica cuja intensidade do brilho é mais forte. Caso chova por muito tempo ou não haja sol, é possível recarregar esse material com eletricidade", explicou.

Ele conta que, quando era pequeno, tinha o costume de brincar na natureza, construir barracas, criar ambientes com materiais que encontrava. "De repente, quando você vira adulto, dizem que você não pode mais fazer isso. Nunca acreditei nessa mentira", brincou o designer.

"Temos que ser criativos. Vivemos no nível no mar. Se não fôssemos criativos, afundaríamos", afirmou, referindo-se ao fato de que a Holanda, também conhecida como Países Baixos, tem parte de seu território protegida por diques para conter o avanço das águas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.