Sergei Lavrov vai falar com John Kerry em Pequim no sábado antes do início de uma cúpula Ásia-Pacífico para tratar crise

Reuters

O chanceler russo, Sergei Lavrov, vai se reunir com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Pequim, no sábado, antes do início de uma cúpula Ásia-Pacífico, disseram agências de notícias russas nesta sexta-feira (7).

Quarta: Áreas controladas por rebeldes não terão dinheiro de Kiev, diz premiê

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry (centro), olha ao redor antes do início das reuniões ministeriais da Ásia-Pacífico de Cooperação Econômica (APEC) em Pequim
Reuters
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry (centro), olha ao redor antes do início das reuniões ministeriais da Ásia-Pacífico de Cooperação Econômica (APEC) em Pequim


Terça: Separatista toma posse como presidente de Donetsk, no leste da Ucrânia

As agências, que citaram fontes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, não deram detalhes, mas encontros recentes entre Kerry e Lavrov tiveram a agenda concentrada na crise na Ucrânia.

A disputa sobre a Ucrânia provocou o maior impasse entre Moscou e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria, e Lavrov e Kerry não conseguiram avançar na busca por resolver as diferenças em uma reunião em Paris em 14 de outubro.

Um cessar-fogo acertado entre o governo ucraniano e os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia vive um momento instável, em que a trégua tem sido repetidamente violada. O número de mortos no conflito já passa de 4.000 desde meados de abril.

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Barack Obama, vão comparecer na próxima semana à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) em Pequim, e depois participam de um encontro de líderes do G20 em Brisbane.

O governo dos EUA disse que não está previsto nenhum encontro formal entre os dois presidentes, mas que Obama e Putin podem ter conversas informais durante os dois eventos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.