Inscrição nazista é roubada de portão em campo de concentração alemão

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Peça de ferro com frase "O trabalho liberta" desapareceu do portão do campo de concentração de Dachau, na Alemanha

Andreas Gebert/AP
Portão principal do campo de concentração de Dachau, na Alemanha, após o roubo

Uma peça de ferro com o slogan nazista "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta) foi roubado do portão principal do campo de concentração de Dachau, na Alemanha, segundo informou a polícia neste domingo (2).

Seguranças notaram a falta da frase que fazia parte de um portão de 190 centímetros por 95 centímetros na manhã de hoje. Ainda de acordo com a polícia, o ladrão teve de escalar um portão antes de ter acesso a essa entrada. 

Associated Press
Frase "O trabalho liberta" inscrita no portão de Dachau foi roubada neste final de semana

Dachau, perto de Munique, foi o primeiro campo de concentração nazista, construído em 1933. Mais de 200 mil pessoas de toda a Europa ficaram presos dentro de seus portões durante o período nazista e mais de 40 mil prisioneiros morreram ali antes de que o exército norte-americano chegasse ao campo em 29 de abril de 1945. O campo foi transformado em um memorial. 

Em dezembro de 2009, uma peça com a mesma frase foi roubada do portão principal do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. A polícia encontrou a peça três dias depois cortada em pedaços em uma floresta do país. 

Com informações da Associated Press

Leia tudo sobre: Alemanhanazismo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas