Estado Islâmico mata mais 85 membros de tribo iraquiana

Por Reuters * |

compartilhe

Tamanho do texto

Estado Islâmico mata mais 85 membros de tribo iraquiana

Reuters

Militantes do Estado Islâmico assassinaram outros 85 membros da tribo Albu Nimr no Iraque, em uma campanha lançada na semana passada em retaliação à resistência contra os avanços territoriais do grupo, disse um líder tribal e autoridade de segurança neste sábado (1º).

AP
Milhares de jovens ocidentais engrossaram as fileiras do chamado 'Estado Islâmico'

O Sheikh Naeem al-Ga'oud, um dos líderes da tribo, disse à Reuters que o Estado Islâmico matou 50 membros da Albu Nimr na sexta-feira. Em um incidente separado, a autoridade de segurança afirmou que 35 corpos foram encontrados em uma vala coletiva.

O Estado Islâmico

O Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) é um grupo jihadista que age no Iraque e na Síria. O Levante foi formado em abril de 2013 e surgiu a partir da Al-Qaeda do Iraque. Desde então, a milícia se tornou dissidente e se transformou em um dos principais grupos jihadistas, enfrentando as forças do governo na Síria e obtendo vitórias militares no Iraque.

O último S da sigla em inglês do grupo (ISIS) está relacionada à palavra em árabe "al-Sham". Isto pode significar o Levante, Síria ou mesmo Damasco, mas, no contexto da jihad global, se refere a Levante.

CNN: Irã envia forças ao Iraque contra avanço de milícia islâmica sunita

O tamanho exato desse grupo não está claro,mas acredita-se que tenha milhares de membros, incluindo muitos estrangeiros. Correspondentes afirmam que o grupo pode estar superando a Al-Qaeda e sendo considerado o mais perigoso movimento jihadista do mundo.

ONU: Centenas morrem em avanço de rebeldes no Iraque

A organização é liderada por Abu Bakr al-Baghdadi. Pouco se sabe sobre ele, mas acredita-se que nasceu em Samarra, norte de Bagdá, em 1971, e se juntou à rebelião que começou a surgir no Iraque logo depois da invasão liderada pelos EUA, em 2003.

*Com BBC

Leia tudo sobre: MUNDOIRAQUEEI

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas