Deslizamento de terra mata dez e deixa 250 desaparecidos no Sri Lanka

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Centro de Gestão de Desastres acredita que haverá ainda mais deslizamentos de terra; período de monções vai até dezembro

Deslizamento de terra desencadeado por chuvas de monções enterrou dezenas de casas de trabalhadores em uma plantação de chá no centro de Sri Lanka nesta quarta-feira (29), deixando ao menos dez mortos e mais de 250 desaparecidos, segundo autoridade da região.

Assista: Tempestades matam ao menos 14 no Sri Lanka

AP
Mulher da etnia Tamil chora durante ato em memória de desaparecidos em Raddoluwa, subúrbio de Colombo, Sri Lanka (27/10)


2011: Chuvas já deixaram 3 mortos no Sri Lanka

O deslizamento de terra atingiu a área por volta das 7h30 (horário local) e dizimou 120 casas de trabalhadores no distrito de Meeriabedda Badulla, 218 km a leste da capital, Colombo, disse Lal Sarath Kumara, um funcionário do Centro de Gestão de Desastres.

No início da tarde, as equipes de resgate haviam retirado dez corpos que ficaram enterrados pelo deslizamento de terra, disse Kumara. Há mais de 250 desaparecidos, disse ele. O militar mobilizou tropas para ajudar na operação de resgate.

Vídeo da emissora de televisão estatal Rupavahini mostrou enormes montes de terra que cobriam casas, onde apenas partes de telhados estavam visíveis em algumas delas. Ele também mostrou que jorra água barrenta dos morros, um sinal de que poderia haver mais deslizamentos.

A maior parte do Sri Lanka tem visto fortes chuvas nos últimos dias e o Centro de Gestão de Desastres emitiu alertas para mais deslizamentos de terra e queda de pedras. A atual temporada de monções no país insular do Oceano Índico vai de outubro a dezembro.

Sri Lanka, anteriormente chamado de Ceilão, é um dos principais produtores mundiais de chá. A maior parte do chá do Ceilão, como é conhecido, é produzido nas colinas centrais do Sri Lanka, onde as altitudes elevadas e chuvas proporcionam condições favoráveis ao cultivo.

*Com AP

Leia tudo sobre: sri lankadeslizamento de terraceilaokumarabadulla

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas