Otan intercepta avião de espionagem russo

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Aeronave foi interceptada na região da Estônia, no Mar Báltico; Rússia diz que avião não violou espaço aéreo do país vizinho

BBC

Em meio à grande tensão no Leste Europeu, uma aeronave espiã russa foi interceptada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região da Estônia do Mar Báltico, disse nesta quinta-feira (23) a aliança militar ocidental.

Veja fotos do aniversário do presidente da Rússia, Vladimir Putin:

Multidão vestindo as cores da bandeira russa faz passeata pelo aniversário do presidente Vladimir Putin no centro de Grozny, Rússia (7/10). Foto: APRuas do centro de Grozny, Rússia, coloridas por uma multidão que homenageia o aniversário do presidente Vladimir Putin usando as cores da bandeira russa (7/10). Foto: APEnorme bandeira exibe representação de Barack Obama com camiseta cuja estampa deseja 'feliz aniversário' a Putin é pendurada em ponte de Moscou (7/10). Foto: ReutersAtivista segura cartaz com a imagem do presidente russo, Vladimir Putin, durante protesto na Polônia (7/10). Foto: ReutersAtivistas seguram imagem do presidente russo Vladimir Putin em manifestação contrária a ele no dia de seu 62º aniversário em Varsóvia (7/10). Foto: ReutersCamisa com imagem do presidente russo, Vladimir Putin, em loja de departamento em Moscou, Rússia (6/10). Foto: APO presidente da Rússia, Vladimir Putin, é visto em uma tela enquanto fala durante fórum de Investimento em Moscou (2/10). Foto: ReutersO presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião com autoridades governamentais do setor de Defesa no Kremlin em Moscou (10/09). Foto: ReutersVladimir Putin aperta a mão de Emomali Rahmon antes de uma reunião de cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, China (12/09). Foto: ReutersPresidente da Rússia, Vladimir Putin, deixa Igreja da Trindade em Moscou (10/09). Foto: ReutersO presidente russo Vladimir Putin mostra globo terrestre durante encontro com os participantes de um fórum educacional de jovens na Rússia (29/08). Foto: APPresidente da Rússia, Vladimir Putin, assiste à cerimónia de coroação de novo líder ortodoxo em Moscou (2009). Foto: Reuters

O governo da Estônia convocou na quarta (23) o embaixador russo para dar explicações, após o Exército do país ter informado que a aeronave – uma Ilyushin-20 – entrou em seu espaço aéreo por cerca de um minuto.

A Rússia alega que o avião fazia um voo de treinamento e não violou o espaço aéreo estoniano, mas nos últimos meses Moscou tem sido acusado de diversas violações de fronteira na região.

Leia mais:
Suécia investiga suposto submarino russo em sua costa

Dias antes, no domingo (19), a Suécia divulgou uma foto do que poderia ser um mini-submarino sob controle russo navegando perto da costa de Estocolmo, mas o país suspendeu as buscas após não ter encontrado provas.

Ucrânia
O conflito no Leste da Ucrânia – no qual o Ocidente acusa a Rússia de armar rebeldes separatistas – desencadeou uma onda de sanções ocidentais contra Moscou e aumentou as tensões na região.

No mês passado, a Estônia já havia acusado a Rússia por outro crime – o sequestro de um guarda estoniano na fronteira bilateral.

Leia também:
Rússia e Ucrânia fazem acordo por fornecimento de gás 'no inverno', diz Putin
Putin ordena que tropas russas retornem de treinamento próximo à Ucrânia
Ex-líder soviético Mikhail Gorbachev alerta para nova Guerra Fria

A Otan diz que a aeronave Ilyushin-20 decolou no enclave báltico russo de Kaliningrado na terça-feira e foi "primeiro interceptada por jatos F-16 dinamarqueses quando se aproximou da Dinamarca", antes de voar em direção à Suécia.

Interceptada por aviões suecos, a aeronave entrou brevemente no espaço aéreo estoniano e foi acompanhada por F-16 portugueses, alegou a aliança ocidental.

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo confirmou à agência Interfax a decolagem da aeronave em Kaliningrado, mas afirmou que ela sobrevoou "águas neutras sobre o Mar Báltico" e cumpriu "estritamente as regulações internacionais sobre o uso de espaço aéreo".

Leia tudo sobre: otanrússiaucrânia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas