Milhares de catalães pedem eleições antecipadas durante protesto em Barcelona

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Com camisetas amarelas, grupos mostraram bandeira catalã e cartazes com frases como 'Agora é a hora' e 'Estamos prontos'

Reuters

Dezenas de milhares de catalães lotaram o centro de Barcelona neste domingo (19) pedindo eleições regionais antecipadas depois que os planos para realizar um referendo em 9 de novembro sobre a independência terem sido declarados ilegais pelo governo central.

Dia 14: Catalunha desiste de referendo sobre secessão da Espanha

Reuters
Presidente da Assembleia Nacional Catalã (ANC), Carme Forcadell, após discurso durante manifestação pró-independência em Barcelona


Dia 3: Catalunha organiza referendo sobre secessão, apesar de veto do governo

Pessoas de camisetas amarelas carregavam a bandeira da independência catalã e cartazes dizendo: "Agora é a hora" e "Estamos prontos".

Alguns membros do movimento separatista querem que o líder da Catalunha, Artur Mas, convoque eleições regionais antecipadas, uma medida que pode beneficiar o partido de independência mais radical, o ERC, um parceiro de coligação do partido CiU, de Mas.

"Presidente, convoque eleições, queremos votar nos próximos três meses. Queremos começar a primavera de 2015 com um novo Parlamento", disse Carme Forcadell, chefe da Assembleia Nacional Catalã pró-independência, à multidão. Mais de 100 mil pessoas participaram da manifestação, de acordo com relatos da mídia.

Artur Mas disse na terça-feira que tinha abandonado os planos para realizar um referendo sobre a independência da Espanha, mas que irá realizar uma "consulta aos cidadãos" com cédulas e urnas que, segundo ele, estaria dentro da lei.

O governo espanhol, no mês passado, pediu ao Tribunal Constitucional para declarar ilegal o referendo previsto para 9 de novembro, alegando que violaria a Constituição. O tribunal suspendeu a votação até que se pronuncie sobre o caso, o que pode levar anos.

Leia tudo sobre: catalunhaespanhamanifestacoeserccarmemas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas