Oito montanhistas estrangeiros e grupo de pastores de iaques morreram por nevasca e avalanche, rastros do ciclone Hudhud

Reuters

Ao menos 20 pessoas, incluindo oito montanhistas estrangeiros e um grupo de pastores de iaques, morreram no Nepal por nevascas fora de época e avalanches desencadeadas pelo rastro do ciclone Hudhud, disseram autoridades nesta quarta-feira (15).

Vídeo: Sobrevivente relembra momento de avalanche no Nepal

Nepal fica situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia (arquivo)
Thinkstock Photos
Nepal fica situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia (arquivo)


2012: 'Tivemos muita sorte', dizem italianos que sobreviveram à avalanche no Nepal

A morte dos montanhistas aconteceu durante a temporada de pico da prática no Nepal, que abriga oito das 14 mais altas montanhas, incluindo o Monte Everest.

Nos últimos dois dias, o Nepal foi castigado por pesadas chuvas trazidas pelo ciclone que caiu sobre a vizinha Índia. O clima desencadeou as nevascas em altas altitudes.

Os corpos de um cidadão napalês, dois poloneses e um montanhista israelense na área de Thorang-La foram encontrados ao longo de uma popular rota de caminhadas perto de Annapurna, a décima mais alta montanha do mundo, disse Baburam Bhandari, governador do distrito de Mustang, onde o incidente aconteceu. Bhandari informou que o grupo morreu em uma nevasca.

"Nós resgatamos cinco montanhistas alemães, cinco poloneses e quatro israelenses que estavam presos no meio da neve no começo de quarta-feira", disse Bhandari à Reuters por telefone, sem dar detalhes. Um turista alemão fraturou a perna, segundo ele.

Mustang, um fértil vale que faz fronteira com o Tibete, fica a cerca de 150 quilômetros o noroeste da capital do Nepal, Katmandu, e é popular entre os montanhistas estrangeiros.

Em outro incidente, no distrito vizinho de Manang, quatro montanhistas canadenses e um indiano foram mortos pela avalanche, de acordo com um representante do distrito.

Acredita-se que alguns montanhistas ainda estejam sem contato após o mau tempo ter interrompido as comunicações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.