Diplomatas de alto escalão de EUA, União Europeia e Irã se reunirão ainda nesta semana para nova rodada de negociações

Reuters

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse nesta segunda-feira (13) que um acordo nuclear com o Ocidente está prestes a ser concretizado e que pode ser alcançado até o fim do prazo, no dia 24 de novembro.

Hassan Rouhani afirmou em discurso na TV que acordo deve ser concretizado em até 40 dias
AP
Hassan Rouhani afirmou em discurso na TV que acordo deve ser concretizado em até 40 dias

"Chegamos a um consenso sobre generalidades e há apenas pequenos detalhes a serem trabalhados: se chegaremos a um acordo nos próximos 40 dias, se o tempo será estendido, etc", disse o presidente ao povo iraniano em pronunciamento transmitido à noite pela televisão.

Leia mais:
Irã quer trocar apoio no combate ao Estado Islâmico por concessões nucleares

"É claro que detalhes também são importantes, mas o que é mais importante é que a questão nuclear é irreversível. Nós não voltaremos à situação de um ano atrás. Todo o mundo está cansado e quer que isso acabe e seja resolvido por meio de negociações."

Rouhani enfatizou que um acordo nuclear é certo, prometendo "aplicar todos os esforços nesse sentido. A questão é uma das bandeiras do presidente, eleito há 14 meses por ampla margem em parte pelas promessas de acabar com as hostilidades com o Ocidente.  

Leia também:
Irã duvida da 'seriedade e sinceridade' da coligação contra o Estado Islâmico
EUA descartam coordenação militar com Irã contra o Estado islâmico

Diplomatas de alto escalão de EUA, Irã e União Europeia se reunirão para mais uma rodada de negociações em Viena no final desta semana a fim de pressionar por um acordo para até o dia 24 de novembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.