Emboscada do Taleban mata 22 soldados afegãos, diz polícia

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Combatentes fizeram o ataque a partir de montanhas quando comboio passava pelo Vale Laghman, na província de Sar-e-Pul

Reuters

Insurgentes do Taleban emboscaram um comboio de forças de segurança afegãs em uma área montanhosa do norte do Afeganistão nesta segunda-feira (13) matando 22 soldados e policiais, disse uma autoridade.

Setembro: Afeganistão e EUA assinam acordo de segurança em Cabul

Reuters
Um soldado norte-americano chega ao local de um ataque suicida em Cabul, Afeganistão


Violência: Taleban invade distrito afegão perto da capital e decapita 12 civis

Os combatentes do Taleban atacaram a partir das montanhas quando o comboio trafegava através do Vale Laghman, na província de Sar-e-Pul, disse o governador provincial Abdul Jabar Haqbeen.

Oito integrantes das forças de segurança ficaram feridos e sete foram levados como reféns pelos insurgentes.

"Doze veículos do Exército e da polícia foram totalmente destruídos", afirmou Haqbeen.

Reforço na segurança

Autoridades do Afeganistão e dos Estados Unidos assinaram um bastante aguardado acordo de segurança para permitir a permanência de tropas norte-americanas no país após o fim do ano, cumprindo uma promessa de campanha do novo presidente afegão, Ashraf Ghani.

O assessor de segurança nacional do Afeganistão, Hanif Atmar, e o embaixador dos EUA, James Cunningham, assinaram o acordo bilateral no palácio presidencial, em uma cerimônia transmitida pela televisão, um dia após Ghani tomar posse.

O antecessor de Ghani, Hamid Karzai, recusou-se durante bastante tempo a assinar o acordo, o que afetou as relações do Afeganistão com os Estados Unidos.

Sob os termos do acordo, cerca de 12.000 soldados estrangeiros devem ficar no país para treinar e ajudar as forças de segurança afegãs após o encerramento formal da missão militar liderada pelos EUA e de sua missão de combate, no fim de 2014.

Leia tudo sobre: talebanemboscadaafeganistaoeua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas