Somália inaugura primeiro caixa eletrônico na capital do país

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

A máquina foi instalada em Mogadishu e causou estranheza; alguns moradores não sabiam direito para que aparelho servia

BBC

A Somália ganhou seu primeiro caixa eletrônico nesta semana. A primeira máquina inaugurada no país foi instalada na capital, Mogadishu, e chegou a causar estranheza entre os moradores.

2012: Vídeo flagra ataque suicida na Somália

AFP
Somália ganha primeiro caixa eletrônico; saque é feito somente em dólares


2013: Câmeras flagram soldados do Quênia saqueando shopping alvo de ataque

Segundo o correspondente da BBC Mohamed Moalimu, algumas pessoas ficaram confusas e não sabiam direito para que serviria o aparelho eletrônico instalado ou mesmo como utilizá-lo.

A máquina, instalada pelo banco somali Salaam em um hotel luxuoso, permite aos clientes sacar dinheiro diretamente em dólares americanos. A Somália tem um sistema bancário primitivo que faz com que muitos habitantes do país dependam de remessas de dinheiro enviadas de fora.

O desenvolvimento do sistema financeiro da Somália foi impedido por mais de duas décadas de conflito envolvendo milícias e clãs religiosos.

'Grande avanço'

Omar Hassan, que mora no Reino Unido, mas está visitando a Somália, disse que a instalação do caixa eletrônico foi um grande avanço para a Somália.

"Eu acabei ficando em Mogadishu mais do que eu tinha planejado anteriormente, então fiquei sem dinheiro. Eu não pude acreditar na sorte que tive quando ouvi sobre o novo caixa eletrônico", disse à BBC, enquanto estava na fila para sacar dinheiro.

A moeda da Somália, o xelim, vale muito pouco e muitos comerciantes do país – além dos estrangeiros – fazem negócios usando dólares americanos.

O caixa eletrônico instalado permite as pessoas a sacar dinheiro de suas contas bancárias internacionais usando, por exemplo, cartões Visa, MasterCard e American Express, conforme contou o correspondente da BBC.

O porta-voz do banco Salaam, Said Abukar, explicou que, usando a máquina, as pessoas só poderão sacar dinheiro em dólares.

"Nós poderemos adicionar outras moedas no futuro. Os imigrantes ou turistas estrangeiros receberam a novidade com entusiasmo. Estamos planejando instalar mais desses caixas ATM em Mogadishu", disse ele à BBC.

Leia tudo sobre: somaliacaixa eletronicomogadishu

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas