Tantos os separatistas pró-Rússia quanto as forças de governo ucranianas se acusaram mutuamente pelo ataque, em Donetsk

Reuters

Um funcionário suíço da Cruz Vermelha foi morto por uma bomba que caiu perto do escritório da organização internacional em Donetsk, cidade rebelde no leste da Ucrânia, nesta quinta-feira (2).

Veja fotos das ações russas em território ucraniano:

Tanto os separatistas pró-russos como as forças do governo ucraniano se acusaram mutualmente pelo ataque, que quebrou janelas e deixou estilhaços espalhados pelo local. Uma testemunha disse ter visto o corpo de um homem de meia idade estendido na entrada do prédio, perto de uma cratera no asfalto.

Leia mais:
Sanções não impedirão a Rússia de se tornar potência econômica, diz Putin
Ao menos dez morrem em ataque com bomba perto de escola na Ucrânia

"Estamos profundamente entristecidos com essa perda", disse o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Ewan Watson.

O incidente leva um novo ponto de tensão ao frágil cessar-fogo convocado pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que entrou em vigor em 5 de setembro.

A trégua tem perdido força nos últimos dias com o aumento dos combates ao redor do principal aeroporto internacional de Donetsk, de onde os separatistas estão tentando desalojar as forças do governo.

Leia também:
Rússia processa Ucrânia por "genocídio"
Rússia pretende assumir controle da web no país em caso de emergência
Cessar-fogo na Ucrânia é 'só no nome', diz comandante militar da Otan

O chanceler ucraniano, Pavel Klimkin, culpou os separatistas pelo ataque desta quinta-feira. "Eu só tenho uma pergunta: será que os terroristas têm alguma ideia do que é a humanidade quando eles bombardeiam o escritório em Donestk do CICV, cujo único objetivo é ajudar as pessoas?", indagou.

O líder rebelde Andrei Purgin disse que as forças do governo ucraniano alvejam Donetsk constantemente e que o ataque teve origem em uma das áreas controladas por elas: "O trabalhador da Cruz Vermelha foi morto por um foguete disparado de um lançador múltiplo de foguetes".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.