Polícia dos EUA desvenda esquema de tráfico de drogas em trailer de taco

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com as autoridades, foram apreendidos 25 quilos de metanfetamina, uma das maiores já descoberta no Colorado

BBC

A polícia de Denver, nos Estados Unidos, prendeu 17 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas que funcionava dentro de um trailer de taco.

2010: EUA suspendem Venezuela e Bolívia por não colaborarem no combate às drogas

AP
Traficantes vendiam metanfetamina e cocaína; 17 pessoas foram presas


Segundo as autoridades, foram apreendidos 25 quilos de metanfetamina, uma das maiores apreensões da história no Estado americano do Colorado. A metanfetamina é uma droga sintética que age no sistema nervoso central (SNC), muito potente e altamente viciante. Além da droga, também foi apreendida grandes quantidades de cocaína.

De acordo com os policiais, os membros da quadrilha compravam a droga no México e depois a transportavam para a Califórnia. De lá, o entorpecente era levado para Denver.

A polícia disse que um das integrantes da gangue vendia metanfetamina em seu trailer de taco, uma típica comida mexicana. Para isso, usava dois códigos: "six pack" ("barriga de tanquinho") e "yellow cups" ("copos amarelos")

"A ousadia desta quadrilha era surpreendente", afirmou o promotor-geral do Colorado, John Suthers. "Os clientes podiam literalmente pedir um acompanhamento de metanfetamina em seus tacos".

A polícia realizou escutas telefônicas durante cinco semanas para monitorar a atividade da gangue.

Durante as investigações, os policiais descobriram um complexo conjunto de esconderijos e pelo menos um local de armazenamento supostamente usado para vender drogas. O líder do grupo foi identificado como Juan Carlos González, de 37 anos.

Uma das pessoas a quem ele teria distribuído as drogas foi sua tia, Maria Arellano, de 39 anos, que vendeu a metanfetamina no trailer de taco em que trabalhava. Armas e dinheiro também foram apreendidos na operação. Os membros de gangues foram acusados de evasão fiscal e extorsão. Todos, com exceção de dois suspeitos, estão sob custódia.

Leia tudo sobre: trailereuatacosgonzalezdenverarellano

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas