Bielorússia sedia nova rodada de negociações de paz na Ucrânia

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No primeiro encontro realizado no país, no dia 5 de setembro, foi acertado o cessar-fogo entre separatistas pró-russo e Kiev

Agência Brasil

A segunda rodada de negociações de paz na Ucrânia será realizada nesta sexta-feira (19) em Minsk, capital da Bielorrússia, como ocorreu no primeiro encontro, em 5 de setembro, quando foi acordado o cessar-fogo entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos.

Ontem: Rússia saúda decisão da Ucrânia em conceder status especial a áreas leste

Reuters
Primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, durante sessão do Fórum Internacional de Investimento "Sochi-2014" em Sochi

Kiev: Premiê da Ucrânia quer prontidão do Exército para batalha mesmo sob trégua

O anúncio foi feito na quinta pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, que não informou o horário da reunião.

Além das partes em conflito, participaram da primeira rodada de negociações de paz representantes da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce). O cessar-fogo tem sido mantido até o momento, apesar de algumas violações pontuais.

O ex-presidente da Ucrânia Leonid Kuchma, que representa o país nas negociações, declarou que as conversações devem ser difíceis.

Quarta: Parlamento da Ucrânia ratifica acordo histórico com a UE

Segundo ele, a expectativa é que seja aprovado um documento que indique as ações a serem tomadas para a implementação do protocolo adotado desde a última reunião.

No dia 5 de setembro, o governo ucraniano e os separatistas pró-russos acordaram um plano de paz para terminar com o conflito armado, que já dura cinco meses.

Entre os 12 pontos que compõem o plano, além da trégua, está prevista a troca de prisioneiros, a criação de corredores humanitários e a concessão de um estatuto especial às zonas controladas pelos rebeldes no Leste da Ucrânia.

*Com informações da Agência Lusa

Leia tudo sobre: russia na ucraniaucraniabielorussiakuchmaosce

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas