Escoceses votam independência; resultado deve sair na sexta (19)

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

População deve votar em peso no referendo sobre a secessão do Reino Unido; anúncio oficial do resultado será feito amanhã

BBC

Os escoceses vão às urnas nesta quinta-feira (18) para decidir se o país deverá seguir parte do Reino Unido ou se tornar uma nação independente. Eleitores irão responder à pergunta: "A Escócia deveria ser um país independente?".

Pesquisa: Apoio à independência da Escócia sobe para 49%

Reuters
Com 4.285.323 pessoas registradas a votar - 97% do eleitorado -, espera-se o maior comparecimento da história


Saiba mais: Conheça cinco contribuições da Escócia para o mundo

Com 4.285.323 pessoas registradas a votar - 97% do eleitorado -, espera-se o maior comparecimento da história. Houve também 789.024 pedidos de votação por correspondência - o maior volume já registrado na história da Escócia.

Com a expectativa de um grande comparecimento nas urnas, autoridades implementaram medidas para reduzir o risco de filas das seções de votação.

São 2.608 seções de votação, que estarão abertas entre 7h e 22h desta quinta-feira (3h e 18h de Brasília). O resultado deverá ser divulgado na manhã de sexta-feira.

A BBC, em acordo com outras emissoras britânicas, está cobrindo apenas notícias factuais no dia da eleição para evitar influenciar o resultado.

Terça: Independência da Escócia seria 'divórcio', diz premiê britânico

Getty Images
David Cameron discursou a favor do 'não' e alertou: 'Independência será caminho sem volta'

Rainha: Elizabeth 2ª pede para população 'pensar cuidadosamente' sobre voto

Os votos serão contados em cada uma das 32 áreas administrativas da Escócia. Após os votos serem computados, a autoridade responsável pela contagem em cada área irá comunicar o resultado à chefe de contagem, Mary Pitcaithly, em Edimburgo.

Com a aprovação dela, cada área poderá anunciar seu resultado. Somente após todas as áreas terem divulgado suas contagens, o resultado do referendo será divulgado pela chefe de contagem no Centro Real de Highland, nos arredores de Edimburgo.

Mary Pitcaithly já anunciou que o resultado será divulgado na manhã de sexta-feira. O mais provável é que o anúncio seja feito entre 6h30 e 7h30 (2h30 e 3h30 de Brasília), levando em conta eleições anteriores.

Dia 11: Cai apoio à independência da Escócia uma semana antes de referendo

No entanto, o mau tempo em algumas regiões da Escócia pode atrasar o recebimento de urnas de votação nos centros de contagem, o que pode atrasar o anúncio do resultado nacional.

Helicópteros e barcos estão sendo usados para transportar urnas de votação em áreas como Argyll e Bute, no sudoeste. A organização disse que recontagens só serão permitidas localmente diante de preocupações sobre o processo, e não sobre diferenças do resultado.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas