Monte Tavurvur entra em erupção na Papua-Nova Guiné; comunidades são esvaziadas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Pessoas foram retiradas de suas comunidades por autoridades da nação do Pacífico Sul; vulcão eclodiu na madrugada de hoje

AP
Enorme coluna de fumaça toma o Monte Tavurvu após erupção em Kokopo, a leste de New Britain, Papua-Nova Guiné

Inúmeras comunidades foram esvaziadas e alguns voos internacionais desviados nesta sexta-feira (29) após erupção vulcânica na Papua-Nova Guiné.

Fevereiro: Sobe para 16 o número de mortos em erupção de vulcão na Indonésia

Autoridades da nação do Pacífico Sul esvaziaram comunidades próximas ao Monte Tavurvur, que eclodiu na madrugada desta sexta no distrito de Rabaul, localizado na Ilha da Nova Bretanha, de acordo com comunicado do departamento de relações exteriores e comércio da Austrália.

Moradores da cidade de Rabaul, capital provincial, foram aconselhados a permanecer em casa para evitar a queda de cinzas, disse o comunicado.

2011: Vulcão submerso abala vida de habitantes em ilha da Espanha

David Flinn, que mora próximo do local, disse a uma rádio australiana que o vulcão estava emitindo vapor e, ocasionalmente, entrado em erupção. Flinn disse que cerca de um centímetro de cinzas cobriu áreas ao redor do local.

Segundo a Qantas Airways, uma nuvem de cinzas do vulcão obrigou a companhia aérea a fazer pequenas alterações em suas rotas de voo entre Sydney e Tóquio e de Sydney a cidade chinesa de Xangai.

O vulcão, que é um dos mais ativos da região, destruiu a cidade de Rabaul em 1994 quando entrou em erupção simultaneamente com vizinho Monte Vulcan.

*Com AP

Leia tudo sobre: vulcaomonte tavurvurpapua nova guinerabaulpacifico sulaustraliaxangaiqantas airwaysflinnsydney

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas