Califórnia limpa escombros após terremoto deixar 90 feridos

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Até domingo à noite, entre 11 mil e 15 mil pessoas continuavam sem energia elétrica após o abalo sísmico de magnitude 6.0

BBC

Autoridades da Califórnia decretaram estado de emergência e ainda avaliam os estragos provocados pelo maior terremoto a sacudir a região em 25 anos.

Ontem: Terremoto de 6 graus na Califórnia destrói prédios e deixa feridos

AFP
Pelo menos 33 prédios da cidade de Napa foram interditados pelas autoridades


As atividades de limpeza dos escombros devem começar nesta segunda-feira (25). Pelo menos 90 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade; e até domingo à noite, entre 11 mil e 15 mil pessoas continuavam sem energia elétrica. Logo após o sismo de magnitude 6.0 um apagão atingiu mais de 70 mil habitantes.

O tremor danificou prédios, estradas e pontes, além de ter provocado incêndios e estourado tubulações de gás e água. O epicentro do terremoto, que começou às 3h20 de domingo (6h40 em Brasília), foi a 65km de San Francisco, no Vale de Napa, uma região com importante produção de vinhos, a quase 11km de profundidade.

Vale do Napa

O rastro de destruição do sismo era visível ao longo da Autoestrada 12, na região de Napa. Três dos feridos graves são moradores do vale.

Pelo menos 33 prédios da cidade de 77 mil habitantes foram interditados e precisam de uma avaliação estrutural detalhada, de acordo com o diretor de Desenvolvimento da Comunidade de Napa, Rick Tooker, que deu entrevista à agência de notícias Reuters.

Três prédios históricos e dois edifícios comerciais da cidade ficaram "seriamente danificados", de acordo com uma nota oficial do governo californiano. A Cruz Vermelha montou um centro para atender desabrigados em uma igreja da cidade.

Na área de San Francisco, a Patrulha Rodoviária da Califórnia disse estar "verificando sinais óbvios de integridade estrutural em cruzamentos e pontes" e pediu a colaboração da população.

"Dizem que o tremor durou 50 segundos. Fiquei tão apavorada que não conseguia gritar", disse à Reuters Patricia Trimble, dona de um antiquário.

A fachada da loja dela ficou destruída, as estantes com mercadorias reviradas e espalhadas pelo chão. O tremor também provocou diversos focos de incêndio, com tubulações de gás rompidas em vários pontos.

A Califórnia fica sobre a falha geológica de San Andreas, o ponto em que as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, duas das maiores placas em movimento na crosta terrestre. Em 1906, o terremoto de San Francisco e os incêndios que ele provocou devastaram a cidade.

Décadas depois, em 1989, outro tremor forte atingiu a cidade, matando mais de 60 pessoas e ferindo centenas.

Leia tudo sobre: terremoto na californiacaliforniaterremotosan franciscoeua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas