Atividade de vulcão faz Islândia emitir alerta vermelho para a aviação

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Atividade do vulcão Bardabunga pode liberar grande quantidade de cinzas na atmosfera e prejudicar vôos

BBC

A Islândia emitiu um alerta vermelho de risco para a aviação devido à atividade do vulcão Bardabunga. Isso significa que o vulcão pode liberar uma grande quantidade de cinzas na atmosfera e prejudicar os voos. Autoridades temem que essas cinzas possam interromper linhas aéreas e tragam problemas para o a aviação.

REUTERS/Sigtryggur Johannsson
Um alerta bloqueia a estrada até o vulcão Bardarbunga, a 20 km de distândia, na região noroeste do glaciar Vatnajokull (19.08)

Ao entrar em erupção em 2010, outro vulcão da Islândia- o Eyjafjallajokull – produziu uma nuvem de cinzas que causou uma interrupção severa no espaço aéreo europeu. A nuvem de cinzas produzida pela erupção afetou centenas de milhares de passageiros devido a restrições de voos e provocou o maior fechamento do espaço aéreo europeu desde a Segunda Guerra.

Cientistas mapeiam anatomia de erupção islandesa

Vulcão islandês volta à fase explosiva

O órgão de meteorologia da Islândia afirmou que uma pequena erupção começou sob a calota de gelo em Bardabunga. O espaço aéreo foi fechado na região, mas todos os aeroportos islandeses por enquanto continuam operando. O alerta vermelho é o nível mais alto de uma escala de perigo de cinco pontos.

Há cerca de uma semana o nível de alerta estava em laranja – o quarto nível de perigo. Cientistas islandeses fizeram diversos voos sobre a região neste sábado para monitorar a atividade sísmica.

Inundações

"A erupção é considerada um evento menor neste ponto", afirmou a polícia em comunicado. "Por causa da pressão da calota de gelo, não está claro se a erupção continuará subglacial ou não". Na quarta-feira centenas de pessoas foram retiradas da região do vulcão.

A companhia aérea British Airways anunciou que está observando a situação de perto, mas até agora não houve alteração em seus voos. A Autoridade de Aviação Civil da Grã Bretanha afirmou que não haverá impacto nos voos, a menos que a erupção atinja a superfície.

Bardabunga é um grande Sistema de vulcões situado a 500 metros de profundidade no interior da geleira Vatnajokull, na região central da Islândia. Autoridades locais temiam que o derretimento do gelo poderia causar enchentes na região. A região fica a 300 quilômetros da capital Reykjavik e não tem moradores fixos, mas fica dentro de um parque nacional que recebe muitos turistas.

A erupção sob o gelo aconteceu após geólogos registrarem mais de 300 terremotos na região desde a última terça-feira. A erupção do Eyjafjallajokull em abril de 2010 provocou perdas calculadas entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de euros. As críticas ao fechamento do espaço aéreo na ocasião fizeram autoridades aéreas relaxarem as regras e permitirem voos em áreas de baixa concentração de cinzas. Segundo especialistas, uma grande quantidade de cinzas dispersa na atmosfera seria capaz de causar acidentes aéreos.

Leia tudo sobre: Bárdarbungavulcãoislândiaalertaaviaçãoerupção

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas