Estado Islâmico é câncer e EUA farão tudo para proteger seu povo, diz Obama

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

O presidente americano afirmou que ligou para a família do jornalista decapitado para expressar suas condolências

Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que o grupo militante Estado Islâmico, que decapitou um jornalista norte-americano, é um "câncer", e disse que a "ideologia deles está falida".

Radicais islâmicos dizem ter decapitado jornalista americano e fazem ameaças

"O mundo inteiro está horrorizado pelo assassinato brutal de James Foley", disse Obama, falando um dia após a divulgação de um vídeo dos militantes mostrando a execução de Foley.

Reprodução/Youtube
Insurgentes do grupo jihadista do Estado Islâmico divulgam suposto vídeo que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley


Obama disse que telefonou para a família do jornalista para expressas suas condolências.

O Estado Islâmico, que tem avançado pelo norte do Iraque, divulgou o vídeo como um alerta aos EUA, mas Obama disse que o país vai continuar a fazer o que precisa para proteger seu povo.

Entenda o caso

Desaparecido desde novembro de 2012, o jornalista James Foley foi decapitado por militantes do Estado Islâmico, anunciou o grupo radical nesta terça-feira (19). Os rebeldes, cujo objetivo é criar um califado islâmico em partes dos territórios sírio e iraquiano, divulgaram imagens do momento do assassinato nas redes sociais.

Leia mais:
Estado Islâmico faz ameaça aos EUA: 'Afogaremos todos vocês em sangue'
Gritos de mulheres e crianças enterradas vivas atormentam refugiados no Iraque

Batizado de "Uma Mensagem à América", o vídeo mostra Foley de joelhos em uma área desértica, vestido com roupas laranjas ao lado de um sujeito inteiramente de preto, da cabeça aos pés, como têm se apresentado os integrantes do EI. Antes de morrer, o jornalista lê uma carta na qual diz que seu "verdadeiro assassino" é a América.

Leia tudo sobre: eiil no iraqueiraquejornalistadecapitado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas