Veja galeria: países que usam crianças como soldados de guerra

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Grupos armados procuram jovens por serem mais obedientes e não questionam ordens; prática acontece em 20 países

Organizações internacionais estimam que existem cerca de 20 países onde crianças são sistematicamente recrutadas como soldados. Os grupos armados procuram os jovens porque eles são mais obedientes e não questionam ordens.

As crianças são sequestradas de suas escolas ou aldeias. Em outros casos, elas são oferecidas pela própria família, já que muitos rebeldes dão comida e roupas. Confira a galeria de crianças com armas:

 Algumas são alistadas e outras raptadas são forçadas a unir-se a grupos armados para defenderem as suas famílias. Foto: Reprodução/YoutubeUma das tendências mais alarmantes nos conflitos armados é a participação de crianças como soldados. Foto: Reprodução/YoutubeAs crianças-soldados são recrutadas de formas muito diferentes. Foto: Reprodução/Youtube Crianças recebem quase o mesmo tratamento dos adultos e participam de brutais cerimónias de iniciação. Foto: Reprodução/YoutubeApesar de a maioria das crianças-soldados serem rapazes, os grupos armados também recrutam mulheres. Foto: Reprodução/YoutubeMuitas crianças passam por cerimônias de iniciação que são geralmente brutais. Foto: Reprodução/YoutubeAs crianças são cada vez mais usadas porque são mais obedientes e não questionam ordens. Foto: Reprodução/Youtube No Myanmar, grupos inteiros de crianças dos 15 aos 17 anos foram cercados nas escolas e recrutados à força. Foto: Reprodução/YoutubeA fome e a pobreza podem levar os pais a oferecer os seus filhos para o serviço militar. Foto: Reprodução/Youtube Jovens associam armas ao poder, visto como motivação em situações em que pessoas se sentem impotentes. Foto: Reprodução/YoutubeHá relatos de uso de soldado criança nos seguintes países: Congo, Paquistão, Afeganistão, Colômbia e Costa do Marfim. Foto: Reprodução/YoutubeAs meninas soldados são especialmente vulneráveis e sofrem violência sexual. Foto: Reprodução/YoutubeEm alguns casos, os pais encorajam as filhas a irem para tropa se as chances de casamento são fracas. Foto: Reprodução/YoutubeEm Mianmar, os pais oferecem os filhos para o rebelde Karen, porque os guerrilheiros fornecem roupas e refeições . Foto: Reprodução/YoutubeHá relatos de crianças-soldados também na Índia, Iraque, Líbia, Mali, Síria e Iêmen. Foto: Reprodução/YoutubeA grande maioria das crianças é obrigada a consumir drogas, como maconha e crack. Foto: Reprodução/YoutubeDurante a guerra Irã-Iraque, crianças foram enviadas para campos minados antes dos adultos. Foto: Reprodução/Youtube



Leia tudo sobre: jovensguerrasoldado-criançamundoarmas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas