Era a segunda tentativa do piloto de pousar em meio ao tufão Matmo; voo seguia da capital Taipei até a ilha de Penghu

Avião que tentava pousar durante tempestade em aeroporto de uma pequena ilha de Taiwan caiu e matou 47 pessoas nesta quarta-feira (23), segundo o ministro dos Transportes.

Avião caiu em aeroporto de Taiwan enquanto tentava pousar pela segunda vez
AP
Avião caiu em aeroporto de Taiwan enquanto tentava pousar pela segunda vez


Outras 11 ficaram feridas quando o ATR-72, operado pela companhia aérea taiwanesa TransAsia Airways, caiu em Penghu, uma ilha no Estreito de Taiwan entre Taiwan e China, disse o ministro dos Transportes Yeh Kuang-shih.

O avião bimotor caiu ao fazer uma segunda tentativa de pouso com um total de 58 passageiros e tripulantes a bordo, de acordo com Yeh. Antes, agência de notícias local havia reportado a morte de 51 pessoas e citava como fonte o chefe dos bombeiros da região.

Vídeo: Chuvas provocam enchentes e deslizamentos em Taiwan

O voo GE222 caiu na aldeia de Xixi do lado de fora do aeroporto. Fotos da mídia local mostraram bombeiros usando lanternas para procurar os destroços na escuridão. Edifícios e carros foram danificados por destroços.

Cerca de 200 militares foram enviados para ajudar no resgate, afirmou porta-voz do Ministério da Defesa de Taiwan, o major-general Luo Shou, de acordo com a Agência Central de Notícias.

O ministério disse que veículos militares e ambulâncias participavam das buscas e uma equipe de resgate da força aérea estava de prontidão para transferir sobreviventes para ia principal iha de Taiwan, caso fosse necessário, informou a agência.

Avião saiu de Kaohsiung as 4h53, horário local, com destino a Magong em Penghu, de acordo com o chefe da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen. O avião perdeu contato com a torre as 7h06 depois de informar que faria uma segunda tentativa de pouso.

A visibilidade enquanto o avião se aproximava era de 1.600 metros, que cumpria as normas para o pouso. Dois voos já haviam desembarcado no local antes da tragédia: um as 17h34 e outro as 18h57, relatou a agência de aviação.

Mas a Agência Central de Notícias, citando o departamento de bombeiros do condado, disse que aparentemente a tempestade reduziu a visibilidade e o piloto foi forçado a retirar-se do local para uma segunda tentativa de pouso.

Taiwan foi atingida pelo tufão Matmo na manhã de terça e a central de meteorologia alertou para chuva forte até a noite, mesmo após o centro da tempestade ter se movido para o oeste da China continental. Shen disse que o avião tinha 14 anos.

Em outubro de 2013, um Lao Airlines ATR-72 caiu durante uma forte tempestade que se aproximava do aeroporto de Pakse no sul do Laos, matando todas as 49 pessoas a bordo.

*Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.