País de Gales pretende proibir fumo em carro com criança

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Medida visa a proteger os mais jovens dos efeitos do tabagismo passivo e passará por consulta pública; lei é similar a inglesa

BBC

O País de Gales pretende proibir o fumo dentro de veículos que estiverem transportando crianças. O objetivo da medida é proteger os mais jovens dos efeitos do tabagismo passivo, justificou o governo autônomo da nação.

2013: Após aprovação da rainha, Inglaterra e País de Gales legalizam casamento gay

Thinkstock
Inglaterra e País de Gales estudam medidas para proteger mais jovens do fumo passivo


2012: Vídeo capta chuva de meteoros no País de Gales

O primeiro-ministro galês, Carwyn Jones, e o ministro da Saúde de Gales, Mark Drakeford, afirmaram que a lei passará por uma consulta pública a ser aberta nos próximos dias.

Com a medida, o País de Gales se torna a primeira nação do Reino Unido a considerar uma proibição para o fumo nessas circunstâncias. Segundo o projeto, quem violar o veto pode ser multado e perder pontos na carteira de habilitação.

Uma pesquisa da Universidade de Cardiff - capital da Gales - indicou que uma em cada dez crianças do país continua a ser exposta à fumaça do cigarro dentro de carros.

"Nossas pesquisas mostram que é preciso uma ação contínua para tornar o tabagismo em frente às crianças uma coisa menos socialmente aceitável, seja dentro do carro ou dentro de casa."

"Há provas que revelam altos níveis de apoio público para a proibição ao fumo em carros com crianças", disse Moore.

O primeiro-ministro galês reconheceu que o país já registrou um "progresso" em reduzir a exposição das crianças ao fumo passivo dentro de carros.

Mas disse que a legislação "é necessária" para proteger uma minoria de meninos e meninas à exposição "persistente" aos males do fumo. Caso seja aprovada, a nova regulação será aplicada apenas no País de Gales.

O governo galês frisou que existem intercâmbios para uma "ação coordenada" com a vizinha Inglaterra, que quer introduzir lei semelhante após as eleições de maio de 2015.

Leia tudo sobre: pais de galesfumomoorecriancascardiffdrakeford

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas